Måneskin, banda vencedora do Eurovision 2021, chegou ao topo das paradas globais do Spotify com estilo nostálgico
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 08/06/2021, às 19h01 - Atualizado às 19h33
“O rock n’ roll nunca vai morrer!” Previu o vocalista DamianoDavid quando sua banda, Måneskin, venceu o Festival Eurovision da Canção em 2021. Após a apresentação, o grupo encantou o mundo com a energia e estilo nostálgico: “ZITTI E BUONI", canção vencedora, chegou ao Viral 50 Global do Spotify.
A Itália venceu a competição pela última vez em 1990, com "Insieme: 1992,” de Toto Cutugno. O prêmio é uma grande honra para os atos musicais e para os países de origem. Para Måneskin, no entanto, teve um significado ainda maior.
+++LEIA MAIS: Grammy 2021: Conheça Black Pumas, banda dos EUA indicada em Álbum do ano
Em um cenário musical dos sintetizadores e a volta do pop oitentista, a banda italiana representa as guitarras, letras profundas e som com influências do rock clássico. A performance de uma única música lançou a banda italiana para o mundo.
Além de Damiano David, o grupo também conta com a baixista Victoria De Angelis, guitarrista Thomas Raggi e o baterista Ethan Torchio. Os integrantes se conheceram na escola, em Roma, e são muito jovens; o vocalista é o mais velho, com apenas 22 anos. Em 2016, decidiram começar a banda.
+++LEIA MAIS:IDKHow é a banda de pop do futuro (e do passado) que você precisa conhecer [ENTREVISTA]
A primeira performance foi no concurso italiano Pulse, de grupos iniciantes. Para se apresentar, no entanto, o quarteto precisava de um nome. Måneskin surgiu quando De Angelis, descendente de dinamarqueses, sugeriu algumas palavras na língua, e os companheiros se apaixonaram pela tradução de “luz da lua.”
A vitória no Pulse marcou o começo da carreira da banda e o momento no qual David passou a compor todas as letras. Em 2017, participaram do X Factor Itália, e terminaram em segundo lugar. Assim, iniciaram a construção de uma base de fãs no país de origem e, logo depois, em toda a Europa.
“Chosen,” canção em língua inglesa apresentada no X Factor, foi escolhida como o primeiro single oficial da banda e virou título do primeiro EP. Este ganhou o certificado de platina pela Federação da Indústria Musical Italiana. No ano seguinte, Måneskin lançou o primeiro single em italiano, "Morirò da re.”
Ainda em 2018, lançaram o primeiro disco oficial, Il ballo della vita, o qual chegou ao topo das paradas italianas com influência de ritmos latinos, rap e melodias pop. Apesar disso, tem a essência rock, predominância das guitarras e vocais impressionantes de David.
Em seguida, veio o documentário para contar a história da banda, chamado This Is Maneskin (2018). Realizaram a primeira turnê europeia para promover o disco de estreia, com mais de 70 shows lotados e 140 mil ingressos vendidos.
A evolução natural para Il ballo della vita foi Teatro d’ira - Vol. I, lançado em 19 de março de 2021. O segundo disco foi o que realmente estabeleceu o som e estética do rock — roupas extravagantes, botas de salto alto, muita atitude e a música pesada e viciante, levaram Måneskin ao Eurovision e à fama mundial.
+++LEIA MAIS: Conheça The Coronas, banda que ganhou notoriedade - infelizmente, não pela música
A tradução de "ZITTI E BUONI" é "cale-se e fique quieto." A letra da canção engloba os principais pilares do Måneskin: liberdade, criatividade e vida. Fala sobre o sentimento de raiva e como pode inspirar mudança, é uma crítica às gerações passadas as quais não entendem o propósito dos jovens adultos de hoje.
A banda não anunciou projetos futuros, mas participam do lineup do festival Rock im Park, entre 3 e 5 de junho, em Nurembergue (Alemanha), ao lado de bandas como Green Day e Muse. Além disso, serão capa da edição de junho da Vanity Fair Itália.
+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL