Nos anos 1960, cada vez mais o guitarrista cedeu solos para os outros integrantes do icônico quarteto
No início dosBeatles, George Harrison percebeu que não teria todos os solos garantidos nas músicas. Em 1964, enquanto o grupo gravava "I'm Follow the Sun", Harrison teve que convencer os integrantes para conseguir participar da parte principal da faixa de Paul McCartney.
+++ LEIA MAIS: O fim dos Beatles: como caprichos e raiva destruíram a maior banda de todos os tempos
Geoff Emerick, o engenheiro de som de grande parte das melhores músicas do icônico quarteto, relembrou do guitarrista entrando na sala de controle dos estúdios da Abbey Road para exigir que ele fizesse o solo da música.
"Eu sou o guitarrista principal da banda", Emerick cita o diálogo com Harrison no livro, Here, There and Everywhere. No final, o guitarrista acabou conseguindo o que queria, mas não sem Emerick chamar o solo de "constrangedor".
Por volta dos anos 1960, Harrison experimentava novas técnicas com o instrumento, e se viu cedendo mais solos para os outros integrantes do grupo, principalmente para Paul McCartney. Na faixa-título do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, isso aconteceu mais uma vez. Supostamente Harrison não conseguiu fazer o solo após horas de tentativas.
"Harrison passou horas tentando acertar o solo da guitarra", escreveu Emerick em Here, There e Everywhere.
Nas sessões do Revolver, em 1966, Harrison também ficou frustrado quando tentou gravar um solo para a própria canção "Taxman", logo depois George Martin sugeriu que McCartney fizesse o solo.
"No fim, Paul substituiu o trabalho de George com um solo impressionante, e Harrison claramente não ficou muito feliz", lembrou Emerick.
Quando Harrison lembra das sessões de gravação do disco, ele não tem boas lembranças. "Sgt. Pepper foi o único álbum em que as coisas foram feitas de forma completamente diferente", disse Harrison em Anthology.
+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava
Além disso, ele descreveu as sessões como "um pouco cansativas e chatas". McCartney foi responsável por dirigir as gravações, porque sabia exatamente o que queria para a faixa-título. Isso incluiu o músico assumir as funções da guitarra rítmica de John Lennon e fazer com que o resto dos integrantes não participassem tanto da produção. O guitarrista pontuou em várias entrevistas o quão sufocado se sentiu por McCartney naquela época.
+++ KAROL CONKA NO DESAFIO 'MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO'