Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Por que Sgt. Pepper’s realmente dividiu Paul McCartney e John Lennon?

O disco foi lançado em 1967 e causou diversas brigas

Redação Publicado em 11/06/2020, às 17h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney e John Lennon (foto: Reprodução/ AP)
Paul McCartney e John Lennon (foto: Reprodução/ AP)

Os Beatles possuem músicas icônicas compostas, majoritariamente, por Paul McCartney e John Lennon. No entanto, os dois compositores discordavam em muitos pontos - e isso ficou ainda mais intenso durante as gravações do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band(1967). As informações são do Express.Co.UK.

+++LEIA MAIS: Por que Paul McCartney tomou o solo de George Harrison em ‘Sgt. Pepper’s’?

Em entrevista ao Bob Costas em 1991, McCartney falou o motivo pelo qual Sgt. Pepper's é o disco preferido dele: “Tive muito a ver com ele. Não foi inteiramente minha idéia, mas para nos afastar de sermos os Beatles, tive a ideia de fingir que éramos esse outro grupo."

Para a Rolling Stone EUA, o músico falou sobre o significado do disco para ele: “Odiávamos a abordagem de quatro moptops. Não éramos meninos, éramos homens. Tudo foi embora, tudo aquilo de menino, todos aqueles gritos - não queríamos mais”. 

+++ LEIA MAIS: Cocaína e problemas técnicos: Como foi a última gravação de Paul McCartney e John Lennon?

Dessa forma, Sgt. Pepper's surgiu como uma forma experimental. Na época das gravações do disco, os integrantes do grupo fizeram uso de substâncias ilícitas  - e sabe-se que durante uma sessão no estúdio, Lennon teve uma “bad trip” (“viagem ruim”, em tradução literal) após experimentar drogas.

No entanto, anos após o lançamento do disco, Lennon dizia que Sgt. Pepper's não o agradava. Em entrevista à Playboy, em 1980, o músico falou que The White Album(1968) era o disco favorito dele, e explicou sobre o álbum de 1967. 

+++LEIA MAIS: George Harrison achou gravação do disco Sgt. Pepper’s, dos Beatles, 'cansativa e chata'

“[Paul] queria que [The White Album] fosse mais uma coisa de grupo, o que na verdade significa mais Paul. Então ele nunca gostou desse álbum. Sempre gostei de todos os outros álbuns, incluindo Pepper, porque achei a música melhor. O mito do Pepper é maior, mas a música do White Album é muito superior, acredito”, explicou Lennon durante a entrevista. 

O músico icônico também criticou as canções de Sgt. Pepper’s: “‘Good Morning’ é minha. É um lixo, sempre pensei. O ‘bom dia, bom dia’ foi de um comercial de cereais da Kellogg. Sempre fiquei com a TV muito baixa quando compunha e o comercial apareceu e depois escrevi a música”. 

+++ LEIA MAIS: Por que a ideia de John Lennon para a capa do Sgt. Pepper's foi rejeitada?

Sobre "When I’m Sixty Four", de Paul McCartney, Lennon disse: “Nunca sonharia em escrever algo assim". Até George Harrison concordou com o vocalista sobre a baixa qualidade de Sgt. Pepper’s em entrevista ao Antology: “Tornou-se um processo de montagem - apenas pequenas peças e depois uma dublagem por cima".


+++ DELACRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO