Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Portugal. The Man quer doar livros banidos de escolas do Alasca para estudantes do local

O conselho escolar do estado alegou que as obras continham conteúdo impróprio, como "referências sexuais e de linguagem" e “mensagens anti-brancas”

Redação Publicado em 01/05/2020, às 14h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Portugal. The Man no Lollapalooza 2019 (Foto: Mila Maluhy)
Portugal. The Man no Lollapalooza 2019 (Foto: Mila Maluhy)

O conselho escolar do distrito de Matanuska-Susitna, do Alasca, removeu cinco romances clássicos do currículo do ensino médio - e os músicos do Portugal. The Man não gostaram nada da decisão.

+++LEIA MAIS: Quais são os três livros mais vendidos da história?

Como resposta à decisão do conselho escolar do local, que alegou "referências sexuais e de linguagem" nas obras, a banda, formada no Alasca em 2004, se ofereceu para enviar cópias dos livros a qualquer aluno ou pai da região.

Em comunicado, Portugal. The Man falou sobre a proibição: “Estes títulos são frequentemente considerados básicos para as aulas de inglês júnior e sênior em todo o país. Acreditamos que essa decisão é pouco patriótica, e não estamos de acordo. É por isso que estamos fazendo uma oferta permanente de que, se algum aluno ou mãe no distrito escolar de Mat-Su Borough quiser uma cópia de um ou mais desses livros, os enviaremos por correio para você”.

+++LEIA MAIS: A história do livro de Stephen King tão controverso que foi banido para sempre; conheça Rage

De acordo com a CNN, o Conselho Escolar de Mat-Su Borough teve uma reunião na semana passada para aprovar o Currículo Eletivo de Inglês para o Ensino Médio do distrito, que incluía uma lista de leitura obrigatória.

A reunião foi transmitida ao vivo, e quando uma emenda foi introduzida para retirar cinco livros do currículo, ninguém da comunidade estava lá para expressar  dissidência - isso pois todos estavam em casa devido à pandemia de coronavírus. 

+++LEIA MAIS: Lollapalooza 2019: Portugal. The Man chama índio para discursar e critica medidas do governo

A lista inclui os clássicos literários ensinados nas escolas dos Estados Unidos: O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald; Homem Invisível, de Ralph Ellison; Catch-22, escrito por Joseph Heller, The Things They Carried , de Tim O'Brien  e I Know Why the Caged Bird Sings, de Maya Angelou.

A decisão foi tomada a partir de folhetos e discussões nas quais foi considerado que as obras literárias continham conteúdo impróprio. O panfleto da discussão disse que Gastby contém "referências sexuais e de linguagem", disse haver um diálogo escrito com a "misoginia típica dos 'militares' e atitudes racistas da época na obra Catch-22e criticou Caged Bird por detalhar o "abuso sexual" de Angelou e “mensagens anti-brancas".

+++LEIA MAIS: Conheça Harry Potter, o homem que teve a vida transformada pelos livros de J.K. Rowling

Apesar de serem retirados no currículo escolar, as obras continuam disponíveis em bibliotecas do estado norte-americano. 


+++ RUBEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL