Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Notícias / TRISTE

Pras Michel sobre turnê cancelada dos Fugees: 'Minha frustração era pelos fãs'

O rapper insinua que a frustração dos fãs com os anos de atrasos de Lauryn Hill e shows cancelados levaram a vendas fracas de ingressos para a turnê de reunião

Por Daniel Kreps, da Rolling Stone Publicado em 22/08/2024, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pras Michel, Lauryn HIll e Wyclef Jean, do Fugees (Foto: Steve Jennings/Getty Images)
Pras Michel, Lauryn HIll e Wyclef Jean, do Fugees (Foto: Steve Jennings/Getty Images)

Artigo publicado em 21 de agosto de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.

Pras Michel expressou sua decepção sobre a turnê dos Fugees recentemente cancelada, mas evitou culpar Lauryn Hill pela viagem de reunião cancelada em uma nova entrevista.

Falando à Vulture duas semanas após os Fugees cancelarem abruptamente a turnê devido às baixas vendas de ingressos admitidas, Michel disse que a história irregular de turnês do trio, bem como a notoriedade de Hill por constantes atrasos em shows — e "não a inclinação de alguns meios de comunicação para sensacionalismo e manchetes caça-cliques", como afirmou Hill — provavelmente impactaram a demanda pelos shows.

+++LEIA MAIS: Fugees se reúnem para lançar primeiro álbum em 28 anos, diz site

"Fiquei tanto surpreso quanto não surpreso," Michel disse sobre as vendas mornas para a turnê agora cancelada. "No ano passado, deveriam haver 20 shows, e fizemos dez. Todos estavam esgotados, mas 10 shows extras precisavam ser feitos e ela os cancelou. Agora você coloca shows à venda este ano, e as pessoas pensam, 'Como sabemos que isso não vai ser cancelado?' Os fãs estão dizendo, É verão, as escolas estão para começar, tenho que comprar suprimentos para meus filhos, há inflação. Há muito a ser coordenado na sua vida. Passar por esse processo para ela virar e dizer, Ops, cancelado."

Os Fugees revelaram seus planos de reunião após um hiato de 15 anos em setembro de 2021, com Hill, Michel e Wyclef Jean anunciando seu retorno com um show no Global Citizen dias depois. Até mesmo esse show, Michel revelou ao Vulture, foi marcado por problemas, já que o hábito de Hill de aparecer no palco horas atrasada resultou nos Fugees tocando um show pré-gravado em um telhado de Nova York, em vez de tocar ao vivo durante o evento transmitido. Hill, como esperado, chegou três horas atrasada para a performance de reunião, resultando no reboque dos carros de alguns fãs, disse Pras.

+++LEIA MAIS: The Fugees adia turnê comemorativa de 25 anos

A turnê de reunião foi então atingida com pausas e reinícios, incluindo um adiamento relacionado ao Covid em outubro de 2021 e então um cancelamento da turnê em janeiro de 2022, seguido pelo anúncio de outra turnê de reunião, que gerou tanto shows reais quanto datas canceladas.

"Nunca vi esse tipo de reação dos fãs em relação a Lauryn Hill," Michel acrescentou. "Há uma rejeição -- Nós ajudamos a pagar suas contas. Assim como devemos ficar felizes por você vir, você deve ficar feliz que estamos vindo. Essa dinâmica é uma rua de mão dupla. É um amor duro. Mas isso não é uma acusação contra ela e seu caráter. Tudo que as pessoas estão reclamando é sobre os atrasos... Estamos indo para quase três décadas de nossa existência, individualmente e como grupo. Para que as pessoas ainda estejam interessadas em vir te ver, cara, você tem que ser grato."

+++LEIA MAIS: Lauryn Hill sobre reunião do The Fugees: 'Temos uma história complicada, mas linda'

Após a turnê dos Fugees cancelada, Michel lançou uma nova faixa chamada "Bar Mitzfa" que foi interpretada como uma música diss direcionada a Hill; Michel disse à Vulture que era mais sobre ele desabafando sobre a situação.

"Você é família, você tem desentendimentos internos, mas não vai chegar a um nível onde estou insultando ela — isso não faz nenhum sentido," Michel disse. "Falando artisticamente, às vezes dizemos coisas porque é assim que nos expressamos. Esta faixa é eu falando minha verdade. Quando estava escrevendo a música, essas linhas simplesmente saíram. Na verdade, foram os últimos versos que saíram: Não me culpe, culpe ela, ela fez a bagunça. Parecia bom"

+++LEIA MAIS: 25 anos de The Score, disco icônico dos The Fugees