Prêmio da Música Brasileira

Prêmio da Música Brasileira homenageia Tim Maia na 31° edição

O Prêmio da Música Brasileira anuncia também novos projetos que incluem uma jornada por cinco regiões do país, entrevistas com artistas inscritos e mais

Redação

Publicado em 28/09/2023, às 12h36
Tim Maia
Tim Maia

Dono de uma voz potente e inconfundível e personalidade extravagante, Tim Maia marcou seu nome na história da música brasileira como um de seus maiores e mais originais intérpretes e compositores.

Para reverenciar seu talento único, o Prêmio da Música Brasileira anuncia o artista como o grande homenageado de sua 31ª edição, em cerimônia marcada para maio de 2024.José Maurício Machline, criador e realizador do Prêmio da Música Brasileira, destaca sua importância:

“A nossa noite de homenagens vai ser uma festa retumbante. Porque a gente vai ter a oportunidade de trazer para o palco a obra de um rei da música soul brasileira, um expoente da música negra no Brasil, de uma relevância imensa, que desbravou um território importantíssimo.”

A empresária Heloisa Guarita, parceira de Machline no Prêmio, faz coro: “Numa época de tantos ‘nãos’ e tudo tão igual, nada melhor que a irreverência e o brilhantismo de Tim Maia. Com certeza será uma grande festa!”.

Tim Maia, que já foi laureado 13 vezes pelo PMB, de 1989 até 1998, ganha agora a máxima homenagem da mais importante premiação musical brasileira. Os grandes momentos de sua vida e obra serão dissecados por artistas de diferentes vertentes e gerações, em releituras de seu vasto repertório, sejam composições próprias ou canções que ficaram imortalizadas em sua voz e contagiaram os fãs nos mais de 30 álbuns lançados durante a carreira ou nos palcos do Brasil.

Prêmio da Música se expande para além da premiação

Para a próxima edição, o Prêmio da Música Brasileira inicia, ainda em 2023, uma ampla jornada por estados que compõem cinco regiões musicais do país – Pará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro – onde serão visitados artistas inscritos no ano passado e assim traçar um perfil detalhado desse universo, como explica Machline: “Queremos saber como e porque fazem música, quais as dificuldades, facilidades, o que esperam da música, o que a cidade, a cultura local, a regionalidade, a comida e tudo o que envolve a região influencia para que eles façam música. Quem são os ídolos, em quem se inspiram para fazer as músicas e por aí vai”, explica. “A ideia é eventualmente trazer alguns desses ídolos citados para encontros com os artistas, comentando sobre sua música. O resultado será cinco temporadas do PMB DOCS – quatro ou cinco por região –, que serão exibidas em canais de streaming e nas redes do PMB”, completa. Todo esse conteúdo será colocado em uma plataforma online de desenvolvimento de música, a partir dos dados que serão coletados nessas visitas. Dentro ainda da programação do PMB serão gravados seis programas PMB POR ACASO na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. “O PMB passa de uma premiação, avaliada o ano inteiro e premiada em uma noite, para uma jornada de trabalho mais ampla em prol da música e de quem faz música no Brasil”, sintetiza Heloisa.

"Eu fui patrocinador do Prêmio da Música Brasileira quando dirigi a área de Imagem e Publicidade da TIM. Os resultados foram excepcionais para a marca da empresa. De lá pra cá, o Prêmio se modernizou e manteve a sua importância. Na próxima edição, além da premiação, os patrocinadores poderão apoiar também o PMB DOCS e o PMB POR ACASO, ótimas oportunidades para se juntar a conteúdos de enorme relevância", analisa James Rubio, que se juntou ao time do PMB como Diretor Comercial.