Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Primeiro show do Nirvana com 'Smells Like Teen Spirit' foi para conseguir dinheiro de gasolina para viajar e gravar disco

Grupo não fazia ideia do sucesso que variam poucas semanas depois

Redação Publicado em 25/09/2020, às 17h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain, Krist Novoselic, Dave Grohl  (Foto: Mark Seliger / Rolling Stone)
Kurt Cobain, Krist Novoselic, Dave Grohl (Foto: Mark Seliger / Rolling Stone)

Em 17 de abril de 1991, Kurt CobainDavid Grohl e Krist Novoselic marcariam a história da música - embora, claro, não imaginassem na época. Naquele dia, o Nirvana apresentou ao mundoSmells Like Teen Spirit,” o maior hit da banda e um dos denominadores do grunge.

A banda se apresentou no OK Hotel, em Seattle. O objetivo do show era conseguir dinheiro o suficiente para financiar uma viagem de carro até Los Angeles para podrem gravar Nevermind, segundo disco deles e “local de nascença” de "Smells Like Teen Spirit".

+++ LEIA MAIS: Mãe de Kurt Cobain relembra do momento que ouviu 'Smells Like Teen Spirit' pela primeira vez

Quando  Nirvana apresentou a faixa a primeira vez, ainda não era como conhecíamos. A letra não estava terminada, e mudou bastante até chegar à que conhecemos hoje. A guitarra, embora característica da música, ainda mudaria - ficaria mais acelerada e distorcida no futuro. Mesmo assim, é completamente reconhecível.

Poucos meses depois, "Smells Like Teen Spirit transformou o Nirvananum hit. O clipe para a faixa, gravado em um ginásio, era extremamente popular na MTVe a faixa pulou para Billboard. 

+++ LEIA MAIS: Mais treta: artista diz que ele, e não Kurt Cobain, criou smile face do Nirvana

“Pensei que seria só mais um corte de disco, mas o clipe fez a maior diferença,” relembrou  Dave Grohl, de acordo com o Louder Sound. “A gente fazia um show para 500 pessoas e tinham mais 500 ali. Ainda vivíamos na nossa bolha - na nossa van, nós três, a esposa de Krist, o cara que ajudava a gente e nosso empresário - e não parecia que nada estava diferente até o caos de um show. E começamos a perceber umas pessoas normais na plateia, e pensamos ‘Ah, talvez esse negócio de vídeo ajudou.’”

Em janeiro de 1993, Nervermind tinha vendido mais de 2 milhões de cópias, e tirou Dangerous, do Michael Jackson, do topo da Billboard 200.


+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE