Victoria Alonso explicou como nunca concordou com a sexualização da Viúva Negra nos primeiros filmes da Marvel
Victoria Alonso, produtora de Homem de Ferro 2 (2010), revelou como sempre se incomodou com a sexualização da Viúva Negra. A heroína, interpretada por Scarlett Johansson, foi introduzida ao MCU no segundo filme de Tony Stark (Robert Downey Jr.) com um visual e tratamento muito diferente dos longas mais recentes da Marvel.
De acordo com Screen Rant, em uma das cenas, Tony pergunta a Pepper (Gwyneth Paltrow) quem é Natasha e ela responde: "Potencialmente, um processo de assédio sexual muito caro." Então o empresário diz: "Eu quero um." Em entrevista à TIME, Alonso explicou porquê nunca gostou dessa cena:
+++ LEIA MAIS: Como foi o último dia de Scarlett Johansson no set de Viúva Negra?
"Isso me incomodou na época e me incomoda agora. Lembro de pensar: 'Ela não é uma coisa.' Mas é pertinente: o mundo vê uma mulher sexy e pensa que, porque ela é bonita, isso é tudo que ela tem para oferecer."
Além disso, o uniforme de Natasha nos primeiros filmes da Marvel era muito contrastante aos dos outros Vingadores. Mas, ao longo dos anos, a personagem começou a receber outro tratamento, menos sexualizada e com outro visual.
Por muito tempo, Viúva Negra foi a única heroína no MCU e, apesar de ser pioneira, demorou mais de 10 anos para ganhar um filme solo. Mesmo com um certo descaso com a personagem, aos poucos as mulheres estão conquistando mais espaço.
Capitã Marvel (2019) foi o primeiro filme da Marvel protagonizado por uma mulher, enquanto Wanda Maximoff ganhou uma série do Disney+ em 2021. Com Viúva Negra (2021) introduzindo Yelena Belova (Florence Pugh) e com The Marvels(2022) a caminho, podemos esperar mais representatividade feminina e menos sexualização em futuras produções do MCU.
+++ LEIA MAIS: Como Viúva Negra vai corrigir sexualização da personagem? Scarlett Johansson explica
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL