Grupo venceu Abbey Road, dos Beatles, no Grammy anos antes da declaração
John Lennon, além da carreira dos Beatles, era conhecido por opiniões em diversos temas, como política e, claro, música. Algumas das bandas mais famosas da época não agradavam o artista, e uma banda clássica de rock de “bullsh*t”, ou “porcaria” em português, como lembra o site CheatSheet.
Em entrevista à Rolling Stone EUA, em 1971, Lennon admitiu não escutar as músicas mais populares da época, e apenas escutava as faixas do Top 10 nas paradas quando estava em processo de gravação. Apesar de considerar que “nada estava acontecendo” de interessante, uma banda chamou atenção do músico.
“Não gosto das m****s do Blood, Sweat & Tears. Acho que é tudo porcaria”, opinou Lennon. “Rock and roll está parecendo com jazz, pelo que vejo. (...) Me considero o avant-garde do rock n’ roll. Porque estou com Yoko [Ono] e ela me ensinou muito, e eu ensinei muito a ela”.
A banda Blood, Sweat & Tears, formada em 1967, curiosamente tinha os Beatles como inspiração, segundo entrevista de Al Kooper, fundador do grupo, em entrevista à Rolling Stone. A música “Got to Get You Into My Life”, do Quarteto Fabuloso, ganhou um cover do grupo.
+++ LEIA MAIS: Qual foi a última música que John Lennon e Paul McCartney fizeram para os Beatles?
Em 1969, Abbey Road, dos Beatles, perdeu para o álbum homônimo do Blood, Sweat & Tears na categoria de Álbum do Ano. As bandas também disputavam o título de Melhor Performance Vocal Pop de Duo ou Grupo, mas o vencedor na categoria foi Waylon Jennings & The Kimberleys. Naquele ano, os Beatles saíram sem nenhum prêmio, e o CheatSheet aponta que, talvez, Lennon guardasse ressentimentos.
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE