Em uma entrevista de 1982, o baixista refletiu sobre a infância e a influência do pai, que também era músico
Em uma entrevista de 1982 ao programa Desert Island Discs, da BBC Radio 4, Paul McCartney falou sobre vários aspectos da carreira, dos Beatles e também revelou uma curiosidade: o primeiro instrumento que ele aprendeu tocar - e não é piano nem guitarra.
O baixista contou que o primeiro instrumento que aprendeu a tocar foi o velho trompete do pai dele. Contudo, ele logo desistiu quando percebeu que não podia cantar e tocar trompete.
McCartney refletiu sobre a infância em Liverpool e os pais. A mãe dele faleceu tragicamente quando ele era adolescente, e o pai dele era um músico. "Ele costumava me dizer o que era antigo: se você for a uma festa, é útil poder tocar piano, porque você ganha todas as bebidas para você", lembrou.
Na mesma entrevista, Paul McCartney fez o que podemos chamar de “linha do tempo musical”, passando por faixas que influenciaram a sua vida do colégio ao fim dos Beatles. Como cresceu no meio do rock, conseguiu resumir isso com facilidade.
“A primeira é ‘Heartbreak Hotel’ do Elvis Presley,” escolheu McCartney. “Para mim, meio que leva de volta para quando comecei a comprar discos. Até aquele ponto era tudo Billy Cotton, ‘swing’, ‘bee-bop’ e isso aí. Do nada, rock and roll explode e Elvis era uma das primeiras pessoas que me deixaram interessado. Lembro de estar na escola quando essa música saiu.”
Veja abaixo a lista completa:
‘Heartbreak Hotel’ – Elvis Presley
‘Sweet Little Sixteen’ – Chuck Berry
‘Courtly Dances’ – Benjamin Britten
‘Be-Bop-A-Lula’ – Gene Vincent
‘Beautiful Boy (Darling Boy)’ – John Lennon
‘Searchin” – The Coasters
‘Tutti Frutti’ – Little Richard
‘Walking In The Park With Eloise’ – Country Ham
+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA