Capa do álbum Two Virgins foi censurada, mas as fotos foram divulgadas na revista
A primeira edição da revista Rolling Stone EUA completou 53 anos. Desde o primeiro número, lançado em 1967, John Lennon está entre os nomes com mais aparições na capa na publicação - os Beatles são líderes absolutos. Mas foi uma foto polêmica de Lennon e Yoko Ono que ajudou a revista a ganhar destaque pela primeira vez.
Em novembro de 1968, Lennon e Yoko lançaram o álbum Two Virgins, mas a capa foi censurada por mostrar o casal completamente nu, de frente e de costas. Por isso, os álbuns eram vendidos em uma embalagem de papel marrom, para não exibir a capa nas lojas de discos.
+++ LEIA MAIS: John Lennon e Yoko Ono realmente foram vigiados pelo FBI; entenda
Quando Jann Wenner, um dos fundadores da revista, soube sobre a censura ao álbum, o editor Ralph Gleason sugeriu a publicação das imagens - na íntegra - na próxima revista, e os jornalistas entraram em contato. Logo, receberam as imagens. “Simples assim”, comentou Wenner em matéria publicada na Rolling Stone EUA.
A capa da edição de número 22, lançada na semana seguinte ao lançamento do álbum, mostrava Lennon e Yoko de costas - e as fotos de nu frontal do casal estavam sem censura no interior da revista.
+++ LEIA MAIS: Há 54 anos, John Lennon conheceu Yoko Ono - relembre primeiro encontro do casal
A publicação das imagens causou escândalo, e algumas bancas de jornal se recusaram a vender o material. Um homem chegou a ser preso em São Francisco por "comercializar material obsceno". Para Wenner, porém, o resultado não poderia ser melhor. “A questão é: Imprima o prepúcio de um famoso e o mundo vai bater à sua porta”, escreveu na edição seguinte.
+++ MANU GAVASSI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
374 vezes
248 vezes
210 vezes
203 vezes
198 vezes
180 vezes
172 vezes
159 vezes
157 vezes
151 vezes
146 vezes
137 vezes
126 vezes
125 vezes