VAL KILMER

Quando Val Kilmer teve voz recriada por mais de 40 modelos de IA

Para reprisar o papel de Tom 'Iceman' Kazansky em Top Gun: Maverick (2022), ator firmou parceria com empresa que trabalha com inteligência artificial

Redação

Publicado em 02/04/2025, às 11h12
Val Kilmer - Foto: EuropaNewswire/Gado/Getty Images
Val Kilmer - Foto: EuropaNewswire/Gado/Getty Images

Um dos grandes atores de Hollywood nos anos 1980 e 1990, Val Kilmer, que morreu aos 65 anos na última terça, 1º de abril, passou por diversas dificuldades na carreira em 2015, quando foi diagnosticado com câncer na garganta e precisou passar por uma traqueostomia que comprometeu a voz dele. Em 2022, o astro participou de Top Gun: Maverick (2022), no qual teve voz recriada por mais de 40 modelos de inteligência artificial (IA).

Para reprisar o papel de Tom “Iceman” Kazansky, personagem que apareceu pela primeira vez em Top Gun - Ases Indomáveis (1986), Kilmer firmou parceria com Sonantic para criar uma IA que desse voz a ele. O ator forneceu à empresa horas de imagens de arquivo com a voz original usada pelos algoritmos da empresa e transformada em modelo.

Na trama de Maverick, Iceman está com a mesma condição que o ator e tem apenas uma pequena fala, feita inteiramente com auxílio da IA em questão. "No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de maior qualidade e mais expressivo", afirmou John Flynn, CTO e cofundador da Sonantic, em comunicado à Forbes. "Esses novos algoritmos agora estão incorporados em nosso mecanismo de voz, para que futuros clientes também possam aproveitá-los automaticamente".

Para conseguir trabalhar nas gravações de áudio cedidas por Val Kilmer, a empresa usou um "motor de voz". Esse mecanismo tinha cerca de 10 vezes menos dados do que um projeto típico, o que não era suficiente. Por isso, Sonantic decidiu criar mais algoritmos que pudessem reproduzir um modelo de voz com mais qualidade utilizando os dados disponíveis.

"Sou grato a toda a equipe da Sonantic, que magistralmente restaurou minha voz de uma maneira que nunca imaginei ser possível", disse Kilmer em comunicado. "Como seres humanos, a capacidade de comunicação é o centro de nossa existência e os efeitos colaterais do câncer de garganta tornaram difícil para os outros me entenderem. A chance de narrar minha história, em uma voz que parece autêntica e familiar, é um presente incrivelmente especial".

O que pessoas próximas a Val Kilmer disseram sobre?

Em entrevista ao The Post, Mercedes, filha de Val Kilmer, falou sobre a alegria do pai em se ver em cena novamente: "Foi emocionante e muito especial para meu pai estar no set com todos os amigos que fizeram esse filme quando tinham a minha idade. Significa muito para o meu pai, pois ele está muito orgulhoso desse filme. É isso que ele gosta de fazer".

Ao The Hollywood Reporter, Joseph Kosinski, diretor de Top Gun: Maverick, revelou que a ideia de usar IA na voz de Kilmer foi ideia do próprio ator - e Tom Cruise se envolveu também. "Tom estava em todo o processo editorial, meio que moldando e construindo aquela cena. Mas eu lembro de mostrar para Val pela primeira vez. Essa é uma memória muito distinta porque ele veio assistir a partes do filme."

Então essa era uma cena que eu queria que ele visse, e obviamente, nós estávamos todos um pouco nervosos mostrando a ele só porque nós realmente queríamos que ele gostasse. Mas sua resposta foi linda. Ele ficou tão feliz e tão comovido com isso que nos fez sentir muito bem e que talvez tivéssemos acertado.

Cruise relembrou no Jimmy Kimmel Live a emoção com o resultado: "Conheço Val há décadas, ele é um ator tão poderoso que rapidamente se transformou no personagem de novo. Eu chorei, fiquei emocionado".


Top Gun: Maverick

Sequência de Top Gun (1986), filme conta com Tom Cruise, Miles Teller, Glen Powell e Monica Barbaro no elenco e acompanha Pete 'Maverick' Mitchell (Tom Cruise) treinando uma nova equipe de graduados Top Gun para uma missão especializada. Longa chegou aos cinemas em 26 de maio de 2022. Confira o teaser:

+++LEIA MAIS: Tom Cruise proibiu festas da equipe de Top Gun 2; entenda