"Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada", diz o chefe da OMS
A Organização Mundial da saúde(OMS) reclassificou o surto mundial de Coronavírus (COVID-19) como uma pandemia nesta quarta, 11.
"A OMS está avaliando esse surto todo o tempo e estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de disseminação, severidade e inação", afirmou o chefe da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra. "Portanto, avaliamos que o COVID-19 pode ser caracterizado por pandemia".
Ghebreyesus continuou: “Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada... Não podemos dizer isso em voz alta, clara ou com frequência suficiente. Todos os países ainda podem mudar o curso dessa pandemia".
+++LEIA MAIS: Afinal, Daniel Radcliffe está ou não com Coronavírus?
A definição de pandemia utilizada pela OMS é "disseminação mundial de uma nova doença” ou uma epidemia que atravessa fronteiras. Segundo Ghebreyesus, a reclassificação do coronavírus "não é um gatilho para nada".
Atualmente, há 122 mil casos de Coronavírus mundialmente, totalizando 4.300 mortes. Nesta quarta-feira, 11, Angela Merkel, chanceler alemã, declarou que dois terços da população alemã podem contrair o vírus, principalmente após o surto na Itália e no Leste Asiático.
Foi divulgado nesta quarta, 11, a confirmação de 52 casos no Brasil. Segundo reportagem da Folha, após a confirmação da 50ª pessoa infectada, o número de casos do Coronavírus no país pode chegar a 4 mil em 15 dias.
+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA