Uma versão russa do Capitão América, o vilão foi criado por Roy Thomas e John Buscema
O primeiro trailer do filme solo da Viúva Negra revelou o Guardião Vermelho, personagem interpretado por David Harbour. Apesar de novo nos cinemas, o vilão tem um histórico bem antigo nos quadrinhos da Marvel.
Para começar, vários homens já vestiram o manto do Guardião Vermelho, trata-se de um posto dado pela União Soviética a um agente da KGB, que age então como uma versão russa do Capitão América.
David Harbour irá interpretar o segundo personagem que vestiu o uniforme vermelho, o piloto e espião Alexei Shostakov. Nos quadrinhos, ele foi casado com a Viúva Negra e o também o piloto mais renomado do exército vermelho durante a Segunda Guerra Mundial.
Após a guerra, a KGB resolve forjar a morte de Alexei para separá-lo de Natasha e ambos se aprofundarem no serviço de inteligência. Enquanto Natasha se tornou a Viúva Negra, vilã durante muitos anos nos quadrinhos, Alexei ficou cada vez mais violento e sem humanidade ao atuar como Guardião Vermelho.
Eventualmente a União Soviética aposentou o posto do Guardião Vermelho, mas Alexei continuou como vilão e utilizou a identidade do Ronin, usada antes pelo gavião Arqueiro, e liderou um grupo de ex-agentes russos, a Sociedade do Oceano Negro.
Porém, para o filme, o personagem será muito provavelmente um anti-herói. Tem um histórico com a Viúva Negra (ainda não se sabe se os dois tiveram um relacionamento no MCU assim como nas HQs), e ele irá ajudar a heroína interpretada por Scarlett Johansson contra o vilão Taskmaster.
Quanto aos poderes, o Guardião Vermelho não tem nenhuma habilidade sobre-humana, apesar de ser um piloto extraordinário e um lutador no mesmo nível da Viúva Negra. Porém, a versão de David Harbour parece mais velha e um pouco longe dos dias de auge, coisa que até virou piada no trailer (“você engordou.”).
Viúva Negra é dirigido por Cate Shortland e estreia dia 30 de abril, assista ao primeiro trailer abaixo: