Thom Yorke afirma que estratégia de lançamento de In Rainbows foi situação única
No ano passado, o Radiohead tornou-se o centro das atenções da indústria fonográfica ao lançar o álbum In Rainbows de um jeito, até então, inédito: Thom Yorke e sua banda disponibilizaram todas as faixas para download na internet, e o fã é que decidia quanto pagar pelos arquivos (se quisesse, poderia baixar as canções sem gastar nada).
Mas isso é passado. Yorke disse ao site The Hollywood Reporter que o lançamento foi "uma reposta a uma situação em particular". Na época, o Radiohead já havia rompido o contrato com a gravadora EMI. "Eu não acho que agora teria o mesmo significado, se nós decidíssemos dar mais músicas. Foi um momento isolado", disse o vocalista.
O Radiohead não se pronunciou quanto ao sucesso da estratégia, mas foi com o lançamento de In Rainbows que a banda alcançou o auge de sua popularidade. Além disso, a atitude do grupo representou um marco na indústria fonográfica, sinalizando que o comércio musical precisa se renovar, já que com a internet a venda de CDs cai a cada ano. Depois de Thom Yorke, outros artistas também entraram na onda, entre eles o Nine Inch Nails (no início deste ano, o líder Trent Reznor liberou nove faixas de seu novo álbum para download gratuito) e o Coldplay, que na última segunda liberou o single "Violet Hill", do álbum Viva La Vida, na internet.
In Rainbows foi posteriormente lançado em CD, por meio de parceria da banda com selos independentes.
EXIT
O Radiohead está lançando, junto com a MTV, a campanha EXIT, contra o tráfico sexual e de trabalho. O canal de televisão e a banda fizeram, em parceria, o videoclipe da música "All I Need", que deve estrear nas filiais da MTV ao redor do mundo na próxima quinta, 1. Clique aqui para assistir ao vídeo.