Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Radiohead processa Lana Del Rey por causa das semelhanças de uma faixa com “Creep”

“Apesar de eu saber que minha música não foi inspirada por “Creep”, o Radiohead acha que foi, e quer 100% [dos direitos] de publicação", diz

Rolling Stone EUA Publicado em 08/01/2018, às 11h59 - Atualizado às 14h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lana Del Rey e Thom Yorke. - Divulgação
Lana Del Rey e Thom Yorke. - Divulgação

Especulações já circulavam a internet sobre um suposto processo envolvendo a banda Radiohead e a cantora Lana Del Rey. A banda, liderada por Thom Yorke, estaria processando a cantora por plagiar “Creep” na faixa “Get Free”, presente no álbum Lust for Life, que Lana lançou em julho de 2017.

No último domingo, 7, a cantora confirmou os boatos no Twitter, dizendo que “apesar de eu saber que minha música não foi inspirada por “Creep”, o Radiohead acha que foi, e quer 100% [dos direitos] de publicação. Eu ofereci 40% ao longo dos últimos meses, mas eles só aceitam 100%. O advogado da banda tem sido persistente, então resolveremos a questão no tribunal.”

O curioso é que a própria banda que levantou a acusação já passou por uma situação similar, quando foi processada pelos músicos Albert Hammond e Mike Hazlewood por plagiar “The Air That I Breathe”, da banda The Hollies, na própria faixa “Creep”. O Radiohead admitiu as semelhanças entre a melodia e a estrutura dos acordes das duas músicas e concordou em adicionar o nome dos dois compositores aos créditos.

Compare abaixo “Get Free”, “Creep” e “The Air That I Breathe”.