Banda de Zack de La Rocha fecha primeira noite do Reading Festival agradando seus órfãos e conquistando novos sedentos de protesto
Por Márcio Cruz, da Inglaterra Publicado em 23/08/2008, às 18h39 - Atualizado em 27/08/2008, às 11h39
Diferentemente do show do Queens of the Stone Age, que antecedeu a apresentação do Rage Against the Machine com o sistema de som baixo e um público contido, poucos não comentavam ter assistido ao show de suas vidas depois da apresentação da banda liderada por Zack de la Rocha nesta sexta-feira, 22.
Depois do relevante intervalo em sua carreira - entre 2000 e 2007 - que dividiu os fãs entre velhos (ou "órfãos") e novos (estarrecidos com acontecimentos como o 11 de setembro, as guerras dos Afeganistão e Iraque e as violações dos direitos humanos em Guantanamo), a banda provou que segue expoente da música contemporânea.
O rock havia perdido seu melhor combatente. Mas a enorme estrela vermelha no centro do palco reforçou o retorno da banda a solo britânico - em julho, o Rage se apresentou na Escócia, no festival T in the Park.
Hipnotizados pelos riffs da guitarra justiceira de Tom Morello, o RATM comoveu os fãs e conquistou outros com um show de mais de uma hora e meia de duração e que dificilmente poderá ser batido por qualquer outra atração desta edição do Reading (o desafio fica para o Metallica, que fecha o festival neste domingo).
Quem se deixou levar pelas ondas de força dos descamisados teve mais sorte. Em pouco tempo era possível estar a menos de dois metros da garganta de Zack de La Rocha. "Killing in the Name", "Testify", "A Bullet In Your Head" e "Wake Up" eram resgatadas da memória da guerrilha do rock com força suficiente para indicar que a estrela no fundo do palco estava mais para uma referência comunista do que para a logomarca da Converse. Veja o setlist:
'Bombtrack'
'Testify'
'Bulls On Parade'
'People Of The Sun'
'Know Your Enemy'
'Bullet In Your Head'
'Born Of A Broken Man'
'Guerrilla Radio'
'Ashes In The Fall'
'Calm Like A Bomb'
'Sleep Now'
'Wake Up'
'Freedom'
'Killing In The Name'