Faixa “I Wonder” saiu no álbum Cold Fact, mas ganhou sobrevida com o documentário Searching for Sugar Man
Apesar do total conhecimento dele, o cantor de Detroit Sixto Rodriguez tinha uma leais seguidores na África do Sul em 1970 e algumas das suas canções se tornaram hinos do movimento anti-Apartheid. A reivindicação tardia dele à fama se foi retratada no documentário Searching for Sugar Man, que trazia várias músicas originais, incluindo a balançante “I Wonder”.
Agora, Rodriguez lançou o vídeo com a letra da faixa, que você pode ver acima. No clipe, os versos vão surgindo em placas de neon e em grafite, enquanto o músico caminha por uma Detroit abandonada, levando o violão nas costas.
A música originalmente apareceu no primeiro disco do músico, Cold Fact, lançado em 1970. O vídeo, ainda que traga técnicas modernas de animação, transparece uma sensação de passado, com imagens de lojas de penhor e de discos.
Searching for Sugar Man e a trilha sonora receberam elogios internacionais no começo deste ano. O filme levou os prêmios de Melhor Documentário nas cerimônias do BAFTA e do Oscar. O disco da trilha, enquanto isso, foi o primeiro de Rodriguez a entrar nas paradas norte-americanas, vendendo mais de 500 mil cópias ao redor do mundo (ganhando, inclusive, o certificado de Disco de Ouro na África do Sul, Suécia, França e Polônia).
Desde então, Rodriguez tem feito shows na Europa, Austrália, África do Sul e América do Norte, incluindo apresentações nas clássicas casas Radio City Music Hall e Barclays Center. “I Wonder”, recentemente, ainda foi destaque com um cover de Brittany Howard, do Alabama Shakes, e Ruby Amanfu.
“Muito obrigado aos fãs”, declarou Rodriguez, em comunicado. “É um prazer e uma honra poder ser ouvido.”
Assista ao clipe: