Redley Records, selo musical da marca de surfwear, criou projeto para lançar novos artistas independentes no mercado da música
Os anos 1990 e 2000 voltaram com tudo em todos os sentidos. Basta alguns minutos nas redes sociais para encontrar peças como calças cintura baixa, minissaias e camisetas largas. Além disso, novos artistas buscam inspirações em músicas do começo da década. A Redley, marca de surfwear, entende disso mais do que ninguém, pois soube muito bem como trazer a nostalgia daqueles anos em uma mistura de moda e música.
Apesar de ser associado ao esporte, o surfwear não se limita apenas a "roupas de surfistas," mas engloba peças utilizadas por todos, mesmo quem não é atleta. No entanto, nos últimos anos, as camisetas largas, bermudas mais compridas e o tênis acabaram se tornando peças do street wear, mais comum nas grandes metrópoles.
Há 35 anos no mercado, a Redley viu uma oportunidade de popularizar ainda mais a marca e conversar novamente com o público jovem. De acordo com Bernardo Cabral, coordenador de comunicação e branding, a forma mais democrática de fazer essa união foi através da música.
A marca se consagrou como uma das primeiras marcas a ter playlists tocadas nas lojas e, graças a uma parceria com a Sony nos anos 1990, essas canções se tornaram mixtapes com o selo da Redley Records.
“A gente já sabia o que o nosso público ouvia, então propus à Sony Music criar a Redley Records, que inicialmente teve fitas de reggae, rock e surf music australiana, com bandas como GANGgajang, Hoodoo Gurus, Spy v Spy e Yothu Yindi,” como explica Clemente Borges, coordenador de marketing da Redley durante os anos 1980 e 1990, em comunicado à imprensa.
O projeto fez tanto sucesso que ganhou uma loja exclusiva em Brasília, onde o foco era a venda de fitas cassete e vinil, eventos musicais, encontros de fãs e também a comercialização de produtos de vestuário.
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Em 2018, voltou com uma cara diferente. De acordo com Cabral, o objetivo era "trazer a potência e relevância como a gente teve ali nos anos 1980 e 1990, apresentar essa marca para uma nova geração e, ao mesmo tempo, atualizar para quem tem memoria afetiva."
Então surgiu a nova versão da Redley Records, um selo musical focado em artistas independentes “que tem uma proposta musical contemporânea, urbana e inovadora.” Desde então, fizeram parcerias com Refavela40, deBem e Gilberto Gil. Além de patrocinarem festivais, como Queremos!e Rock the Mountain.
Segundo Cabral, os artistas da Redley Records têm muita liberdade para comandar os projetos. “Tem que ter personalidade, uma proposição diferente e precisa ser alto astral, ter a essência da marca nessa leveza. Dentro disso a gente tem uma liberdade para trabalhar em diferentes vertentes musicais.”
Para divulgar os músicos é produzido um single com vídeo clipe e um mini-doc mostrando todo o processo criativo. Uma das produções mais recentes da marca foi o single “Visceral,” uma parceria entre Fran, Bibi Caetano e Carlos do Complexo. A música foi produzida em parceria com a Blacktape com curadoria da MangoLab e vídeo dirigido por Pedro Alvarenga.
A moda também não fica de fora. Todos os lançamentos da Redley Records acompanham uma camiseta exclusiva e limitada. “Toda arte é desenvolvida em parceria com os artistas, então é uma forma de materializar aquele evento, aquele lançamento e aquela celebração da música independente brasileira,” explica Cabral.
Para o coordenador de comunicação e branding, a música faz parte de tudo que diz respeito a Redley - e ela é responsável por ditar a moda: “A gente sempre vê uma conexão direta entre os movimentos musicais emergentes e é como a cada geração se veste.”
Por isso, a marca sempre busca desenvolver produtos conectados com a música. Isso engloba desde os tênis, principal item da Redley, até peças para serem usadas em festivais de músicas, como camisetas, bonés e casacos com estampas de artistas.
O último projeto dessa união de moda e música foi o single "Emoji," de Julio Secchin, feito para a campanha de Dia dos Namorados. Confira a canção:
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