Olhos de Caymmi - Exposição de Canções Ilustradas será exibida gratuitamente no Memorial da América Latina
O público de São Paulo terá a partir deste sábado, 16, a oportunidade de apreciar as músicas de Dorival Caymmi em forma de pintura. Olhos de Caymmi - Exposição de Canções Ilustradas exibirá até 14 de junho, no Salão de Atos do Memorial da América Latina, trabalhos gráficos do artista baseados nas músicas dele.
Alice Caymmi respeita e admira o legado familiar, mas não quer ficar presa ao próprio sobrenome.
São dez ilustrações no total, além de fotos de arquivo da família, áudios e vídeos. A mostra é gratuita. No dia da abertura do evento, às 17h, Danilo Caymmi, filho de Dorival, fará uma palestra cantada. “O público precisa conhecer os personagens da Bahia, por isso vejo que a iniciativa é louvável”, diz o herdeiro.
O projeto, que já passou por Salvador e ainda será levado ao Rio de Janeiro, conta com a curadoria de Rose Lima.
Jorge Amado também brilhou na música com Dorival Caymmi.
“Buscamos conectar o universo de inspiração de cada ilustração reunindo música, partitura, contexto, fonograma, intérpretes, admiradores e algumas curiosidades. Assim, apresentamos o pintor Dorival Caymmi, cujos olhos de artista traduziu palavras e sons em imagens”, comenta Rose.
Autor dos clássicos “Samba da Minha Terra”, “Saudade da Bahia”, "Marina", "Milagre" e “O que é que a Baiana Tem?”, Dorival morreu em 16 de agosto de 2008 e completaria 101 anos em 30 de abril deste ano.