Cantora lançou o álbum apenas com cópias físicas e download pago, pelas três semanas iniciais
O novo disco de Taylor Swift, Reputation, chegou aos maiores serviços de streaming nesta sexta, 1º. A cantora inicialmente lançou o álbum apenas em formato físico e para download pago, deixando fora das plataformas pelas três semanas iniciais, desde 10 de novembro.
Apesar da decisão temporária de manter Reputation fora dos serviços de streaming, apenas na semana de estreia, o LP vendeu mais de 1,2 milhão de cópia só nos Estados Unidos, dando ao álbum a melhor semana de vendas de 2017. E, ainda que não estivesse disponível para streaming, o disco poderia ser comprado digitalmente, inclusive pelo iTunes, da Apple.
Leia também: Taylor Swift abandona dramas da mídia em Reputation, disco mais íntimo da carreira
Taylor teve uma relação tumultuada com os serviços de streaming no passado. Ela tirou o catálogo dela de todas as plataformas em 2014. Na mesma época, chamou os serviços de “um grande experimento” e disse que estava apreensiva sobre como as plataformas pagariam os artistas. No entanto, em 2015, ela tornou 1989 disponível na Apple Music, após as políticas da empresa mudarem na maneira como pagam artistas, ainda que ela não tenha feito nenhum acordo exclusivo com a Apple.
Apesar de inicialmente não liberar Reputation para streaming, no começo deste ano, ela decidiu colocar todo o catálogo dela de volta nas plataformas. “Em celebração a 1989 ter vendido mais de 10 milhões de cópias ao redor do mundo, Taylor quer agradecer aos fãs colocando todo o catálogo dela de volta nos serviços de streaming”, a equipe dela tuitou na época.
É incerto qual foi a lógica por trás do tempo que Reputation ficou fora das plataformas, mas o disco agora está em Spotify, Apple Music e outros serviços a partir desta sexta, 1º.