O ator se recusou a encenar o discurso previsto para o fim de seu personagem
Robert Downey Jr. optou por não encenar o discurso tocante previsto para o Homem de Ferro no fim de Vingadores: Ultimato.
De acordo com o roteirista Stephen McFeely, o intérprete queria que a sua despedida da franquia fosse mais minimalista, e foi assim que ele alterou o desfecho do personagem.
“Esses atores passaram muito tempo com esses personagens", disse McFeely durante a Comic-Con de San Diego.
"[Christopher Markus] e eu estávamos muito felizes e escrevemos todos os tipos de palavras maravilhosas para Tony Stark. Robert não estava feliz em dizê-las, certo? Robert queria – e sabia disso instintivamente – que um cara que falou, falou e falou por muitos e muitos filmes te deixasse estraçalhado quando ele não falasse", explicou.
“Ele sabia disso, e não sentíamos que poderíamos entregar uma página na qual ele não falava. Então ele disse: ‘Ouça, quero fazer muito menos’ e ele estava certo”, lembrou o roteirista.
Vingadores: Ultimato marcou o fim da fase 3 do Universo Cinematográfico Marvel e a despedida do Homem de Ferro das telinhas depois de mais de dez anos.
Enquanto isso, Robert Downey Jr. tem vários projetos a caminho, incluindo uma sequência de Sherlock Holmes e o reboot de Doctor Dolittle.