Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Robert Plant admitiu que letra de um dos clássicos do Led Zeppelin foi ‘roubada’; entenda

"Bem, você só é descoberto quando é bem-sucedido", disse o vocalista. "Esse é o jogo"

Redação Publicado em 13/02/2020, às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Plant (Foto: Anthony Behar / SIPA via AP)
Robert Plant (Foto: Anthony Behar / SIPA via AP)

Há mais de cinquenta anos, o Led Zeppelin criou "Whole Lotta Love", uma das músicas mais duradouras da banda. Contudo, Robert Plant admitiu que parte dela foi "roubada" descaradamente. 

Assim que Jimmy Page criou o riff de guitarra, ele o levou para os outros membros da banda, que foram nocauteados. Mas essa era apenas a faísca de "Whole Lotta Love". A faixa ainda precisava de um arranjo completo e letras que combinassem com a arrogância do riff.

+ LEIA MAIS: Orgasmos, latas de lixo e explosivos: como nasceu o disco clássico Led Zeppelin II

Aparentemente, Plant se baseou - ou copiou - uma música composta por Willie Dixon em 1962, "You Need Love", indiretamente. E não para por aí: o estilo vocal de "Whole Lotta Love" também é emprestado.

No álbum de estreia do Small Faces, em 1966, a banda incluiu uma versão de "You Need Love", chamando-a de "You Need Loving”. Plant, um grande fã do Small Faces, se encantou pelo vocal de Steve Marriott na faixa. O resultado disso foi uma mistura das palavras de Dixon com a interpretação de Marriott sem nenhum crédito. 

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page relembra a morte do ex-baterista do Led Zeppelin 

Em 1990, Plant relembrou a situação. "O riff de Page era o riff de Page", disse ele à revista Musician. "Estava pronto antes de qualquer coisa. Eu só pensei: 'Bem, o que eu vou cantar?"

A filha de Dixon processou o Zeppelin nos anos 1980, mas o caso foi resolvido fora dos tribunais. Os herdeiros de Dixon receberam uma recompensa e o nome de Dixon foi, finalmente, associado à composição de "Whole Lotta Love" (com os quatro membros do Zep, claro).

+++ LEIA MAIS: Robert Plant explica porque não se identifica mais com Stairway to Heaven, do Led Zeppelin

Quanto a Marriott, ele não mediu as palavras. "[Robert Plant] cantou o mesmo [em 'Whole Lotta Love'], disse o mesmo, até as paradas no final foram as mesmas", disse ele. 

No álbum do Small Faces, Marriott e companhia também não creditaram Dixon. Mas eles não eram famosos o suficiente para chamar a atenção de Dixon ou de seus herdeiros. "Bem, você só é descoberto quando é bem-sucedido", disse Plant. "Esse é o jogo."


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS