Já imaginou os artistas competindo com… eles mesmos?! Entenda
Já imaginou os artistas competindo com músicas e trilhas sonoras criadas por… eles mesmos?
Recentemente, pesquisadores do laboratório OpenAI, que trabalha diretamente com Inteligência Artificial (IA), criaram o Jukebox, um gerador de músicas completas - com letras e vocais. Ele só precisa de um gênero, um artista e um trecho da letra. Depois, o algoritmo as transforma em amostras realistas e bastante atraentes.
+++LEIA MAIS: Robô cria música do AC/DC com inteligência artificial; ouça ‘Great Balls’
O Jukebox funciona com a mesma tecnologia vista em vídeos deepfakes, usando redes neurais artificiais que treinam computadores para aprender com o fluxo de dados.
Nesse caso, os pesquisadores usaram mais de 1 milhão de amostras de letras e trilhas sonoras de todos os gêneros possíveis, incluindo pop, jazz, country, heavy metal e hip-hop, com artistas como Frank Sinatra, 2Pac, Katy Perry, Eagles, Beyoncé e Kenny Rogers.
No entanto, o algoritmo também tem algumas limitações, segundo uma postagem no blog do OpenAI. “Há uma lacuna significativa entre os robôs e a música criada pelo homem”, escreveram os pesquisadores. “Enquanto as músicas geradas pela IA mostram coerência musical e seguem padrões de acordes tradicionais e, até, solos impressionantes, não ouvimos estruturas musicais maiores familiares.”
+++LEIA MAIS: Billie Eilish se enfurece com revista que a transformou em 'robô careca' na capa
Confira, aqui, algumas amostras que o Jukebox criou com assistência dos pesquisadores do OpenAI (via SoundCloud):
+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE