Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Roger Waters diz que humanidade ‘muda’ ou ‘morre’

A nova turnê do músico será ainda mais política do que a anterior

Redação Publicado em 24/01/2020, às 18h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Roger Waters (Foto: Juan Diego Buitrago / AP)
Roger Waters (Foto: Juan Diego Buitrago / AP)

Roger Waters lançou um vídeo nesta quinta, 23 de janeiro, para divulgar a nova turnê This is Not a Drill que começa no dia 8 de julho em Pittsburgh e termina em Dallas no dia 3 de outubro, exatamente um mês antes do dia das eleições nos Estados Unidos.

Waters discutiu a turnê no anúncio: "A medida que o relógio corre mais rápido até a extinção, parecia uma boa ideia fazer barulho a respeito. Por isso, vou para a estrada. Sendo franco, precisamos mudar a forma como nos organizamos como humanidade - ou morreremos", afirmou o músico. 

+++LEIA MAIS: Roger Waters toca clássico do Pink Floyd em apoio a jornalista preso em Londres

"Esta turnê fará parte de um movimento global de pessoas que estão preocupadas com os outros para atingir a mudança necessária. É por isso que estamos indo para a estrada. É por isso que essa conversa deve estar na boca de todo mundo, constantemente, o tempo todo, porque é super importante. Espero que todos vocês venham aos shows", completou. 

Assista ao vídeo:


A escolha da turnê próxima às eleições não é por acaso. A anterior, Us + Them, foi politicamente carregada, com imagens satirizando Donald Trump e com uma perigosa retórica marcada por músicas que ele escreveu para o Pink Floyd.

Canções como "Money" e "Us and Them" eram tocadas nos shows para demonstrar como o músico vê que os poderes estão separando as pessoas e lembrando que todos podem trabalhar juntos em direção ao futuro ideal.

+++LEIA MAIS: Roger Waters grava vídeo em apoio a Evo Morales e ex-presidente boliviano agradece; veja

 "[A nova turnê] será ainda mais política do que Us + Them era - política e humana", revelou Waters à Rolling Stone EUA em 2019. "Estávamos ouvindo músicas e vendo setlists hoje.  Estávamos conversando sobre como deveríamos chamá-la. Não deveria estar revelando isso, mas não ligo, porque provavelmente tudo mudará, mas imagine o helicóptero icônico que normalmente vem antes de 'Happiest Days' e 'Brick 2' - aquele barulho que todos conhecemos e eu amo - e imagine um megafone. [...] A classe dominante está nos matando", finalizou. 


+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 1), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL