OPINIÃO

Rosanna Arquette é contra o Oscar ser cancelado em meio aos incêndios: 'É sobre usar a arte para reconstruir'

A atriz e diretora falou sobre a possibilidade da tragédia alterar o cronograma do maior evento da temporada de premiações

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)

Publicado em 15/01/2025, às 16h01
Rosanna Arquette (Foto: Dominik Bindl/WireImage)
Rosanna Arquette (Foto: Dominik Bindl/WireImage)

A Califórnia está enfrentando uma série de incêndios florestais sem precedentes e, obviamente, Hollywood também está sendo afetada pela catástrofe. Com a temporada de premiações acontecendo em meio à tragédia, a atriz e diretora Rosanna Arquette — conhecida por estrelar Procura-se Susan Desesperadamente (1985), onde contracena com Madonna — declarou que as premiações devem ser transformadas em uma plataforma de esperança e cura.

A cineasta usou seu perfil no BlueSky - rede social criada por Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter — ela disse "adoraria ver os prêmios SAG, Oscar e Grammy deste ano transformarem os shows em programas para arrecadar dinheiro para a comunidade, a cidade de Los Angeles, para famílias que perderam suas casas, animais de estimação e memórias de vida e para nossos amados bombeiros que salvaram vidas.”

"Que tal as sacolas de brindes serem presentes úteis para aqueles que perderam suas casas, seus locais de trabalho ou seus empregos nessas casas e locais de trabalho!", escreveu um internauta, ao que a estrela respondeu "Boom".

A atriz expandiu a ideia em uma declaração à Variety, segundo ela  "este ano, não se trata apenas de celebrar a arte. Trata-se de usar a arte para reconstruir, inspirar e ajudar aqueles que mais precisam.”

“Acordei na outra noite pensando: 'E se fizéssemos um programa no estilo Jerry Lewis, mas o integrássemos com o Oscar?'. Imagine Billy Crystal abrindo o show. Ele perdeu sua casa, mas é a pessoa perfeita para unir a sala, para nos lembrar do que podemos alcançar juntos.

A atriz ainda disse que segundo sua ideia, os indicados deveriam se vestir de maneira casual com jeans e camisetas e arrecadar dinheiro em tempo real. “Imagine o ganhador do prêmio de melhor ator segurando seu Oscar em uma mão e um celular na outra, recebendo doações do mundo todo”, disse. “Isso pode arrecadar bilhões.”

“Não se trata de atores reconstruindo suas mansões”, ela fez questão de ressaltar. “Trata-se de ajudar as pessoas que não podem reconstruir — aquelas que perderam tudo e não têm meios para recomeçar.”

+++LEIA MAIS: A atriz de Pulp Fiction que evitou ver o filme devido a insultos raciais e violência

+++LEIA MAIS: Ringo Starr faz show especial e destina verba para ação contra incêndio em LA

+++LEIA MAIS: Tyler Perry critica seguradoras por cancelar planos antes dos incêndios em LA