Longa dirigido por Sérgio Rezende não está entre os nove finalistas a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro
Salve Geral, longa-metragem dirigido por Sérgio Rezende que disputava vaga na categoria de melhor filme estrangeiro, está fora da lista de candidatos ao Oscar. A Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood divulgou, nesta quarta, 20, a lista dos nove finalistas que concorrem às cinco vagas da categoria.
O filme brasileiro tem como base os atentados da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que tomaram a cidade de São Paulo em 2006. O papel principal fica a cargo de Andréa Beltrão, uma professora de piano, viúva e endividada. Ela se envolve com a organização criminosa para proteger o filho de 18 anos, preso após incidente que resulta na morte de uma jovem.
Enquanto isso, as rixas internas e externas do PCC crescem. A situação explode quando o governo transfere, de uma só tacada, quase 800 presos para um presídio de segurança máxima do interior de São Paulo. O nome do filme vem daí - "salve geral" é o código para o início das rebeliões, que paralisaram São Paulo em maio, a partir do Dia das Mães.
Os cinco candidatos à categoria de melhor filme estrangeiro serão escolhidos pela Academia até o final deste mês. No dia 2 de fevereiro, em Los Angeles, será divulgada lista completa dos que concorrem à premiação. A 82ª edição do Oscar está marcada para o dia 7 de março, no Kodak Theatre, localizado em Hollywood.
Veja abaixo a lista dos nove finalistas:
O Segredo dos Seus Olhos, de Juan Jose Campanella (Argentina)
Samson & Delilah, de Warwick Thornton (Austrália)
The World Is Big and Salvation Lurks around the Corner, de Stephan Komandarev (Bulgária)
Un Prophète, de Jacques Audiard (França)
A Fita Branca, de Michael Haneke (Alemanha)
Ajami, de Scandar Copti e Yaron Shani (Israel)
Kelin, de Ermek Tursunov (Cazaquistão)
Winter in Wartime, de Martin Koolhoven (Holanda)
A Teta Assustada, de Claudia Llosa (Peru)