A atriz ficou feliz que seu comentário, que deixou Denzel Washington, Paul Mescal e Eddie Redmayne sem palavras, pareceu estar 'abrindo uma conversa novamente'
Artigo publicado em 30 de outubro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.
Saoirse Ronan disse que ficou surpresa com a resposta ao seu comentário viral sobre violência contra mulheres no The Graham Norton Show, mas ficou satisfeita por parecer estar reabrindo um diálogo sobre o assunto.
Em uma nova entrevista no Ryan Tubridy Show da Virgin Radio UK, Ronan descreveu a reação como "intensa", acrescentando: "Definitivamente, não era algo que eu esperava, e não necessariamente planejei causar alvoroço."
+++LEIA MAIS: Saoirse Ronan revela que ainda não superou perda de papel em 'Harry Potter'
O momento ocorreu em um episódio recente de Norton, onde Ronan estava sentada ao lado de Denzel Washington, Paul Mescal e Eddie Redmayne. Redmayne havia falado sobre como aprendeu a usar um telefone para se defender de um agressor enquanto filmava sua nova série, The Day of the Jackal, o que levou a uma rodada de piadas de incredulidade dos painelistas predominantemente masculinos.
"Quem realmente vai pensar nisso, não é?" Mescal disse em certo momento. "Se alguém me atacasse, eu não pensaria, Telefone."
+++LEIA MAIS: Saoirse Ronan revela qual Barbie seria em filme de Greta Gerwig
Ronan então silenciou a todos ao comentar: "É isso que as garotas têm que pensar o tempo todo."
Refletindo sobre o motivo pelo qual o comentário se espalhou tão rapidamente, Ronan disse: "Acho que há algo realmente revelador sobre a sociedade em que estamos agora e sobre o quão abertas as mulheres querem ser com os homens em suas vidas. Muitos homens e mulheres que conheço de todo o mundo entraram em contato comigo sobre esse único comentário."
+++LEIA MAIS: Jogos Vorazes: Veja 5 atrizes que quase interpretaram Katniss Everdeen
Ronan incentivou as pessoas a não apenas assistirem ao trecho amplamente compartilhado, mas a toda a entrevista (ou "pelo menos essa parte da conversa"), pois o ponto não era apenas criticar os outros convidados. "Os rapazes não estavam tentando desmentir o que eu estava dizendo", comentou Ronan, observando que ela e Mescal — seu amigo e coestrela no filme Foe de 2023 — já haviam discutido essa questão antes.
"Ele entende completamente e percebe isso", afirmou. "Mas acho que o fato de ter havido um momento como esse que aconteceu em um programa como o Graham Norton, parece ter tido uma acessibilidade que realmente ganhou força, o que acho incrível."
+++LEIA MAIS: Barbie: Saoirse Ronan revela que recusou papel no filme: 'Devastada'
Ronan disse que esperava que o clipe incentivasse "mais e mais mulheres" a falarem francamente sobre suas experiências, observando que já viu algumas evidências de que isso aconteceu. A atriz mencionou que estava conversando com alguém que trabalhou em seu novo filme, Blitz, que lhe contou que, ao discutir o clipe de Norton com algumas amigas e seu marido, as mulheres todas mencionaram a "ligação falsa" — uma tática de precaução de segurança ao caminhar sozinha.
"E o marido dela disse, Que ligação falsa? O que você quer dizer?" Ronan comentou. "E, claro, você não entenderia se não tivesse passado por nada disso. Mas, de alguma forma, ao longo da vida como mulher, ela adquiriu essas ferramentas sem nunca falar com outras mulheres sobre isso e entender que essa é uma espécie de tática de sobrevivência. E todas nós, subconscientemente, encontramos as mesmas ferramentas e as usamos repetidamente, e acho isso realmente interessante."
+++LEIA MAIS: Saoirse Ronan se inspirou em Kanye West e Kim Kardashian para papel em peça; entenda