OpenAI, empresa por trás da ferramenta de inteligência artificial, afirmou que usou a voz de uma atriz diferente para dublar 'Sky'
Após a notícia de que a OpenAI deixaria de usar parecida com a da atriz Scarlett Johansson em novo sistema, a atriz compartilhou com nossos parceiros da Rolling Stone EUA o que sentiu a saber da similaridade da própria voz com a de Sky, da empresa responsável pelo ChatGPT. A atriz chego a relatar que foi procurada pela empresa para emprestar à voz para a plataforma, mas negou a oferta.
Na declaração, a atriz compartilhou que estava “chocada, irritada e descrente” que o CEO da OpenAI, Sam Altman, usou uma voz tão semelhante à sua para o ChatGPT 4.0. que “meus amigos mais próximos e meios de comunicação não sabiam a diferença”. OpenAI afirmou que usou a voz de uma atriz não identificada.
Statement from Scarlett Johansson on the OpenAI situation. Wow: pic.twitter.com/8ibMeLfqP8
— Bobby Allyn (@BobbyAllyn) May 20, 2024
+++LEIA MAIS: O dia em que Scarlett Johansson 'quase chorou' após vaias a Sob a Pele
Em seu depoimento, Johansson diz que Altman “insinuou que a semelhança [da voz] era intencional” quando tuitou a palavra “ Her ” em referência ao filme de Spike Jonze, lançado em 2013 - na produção, Johansson interpreta uma inteligência artificial - e ao novo modelo ChatGPT. “Dois dias antes do lançamento da demonstração do ChatGPT 4.0, o Sr. Altman contatou meu agente, pedindo-me para reconsiderar. Antes que pudéssemos nos conectar, o sistema já estava disponível”, escreveu ela.
her
— Sam Altman (@sama) May 13, 2024
“Numa época em que todos lutamos contra deepfakes e a proteção da nossa própria imagem, do nosso próprio trabalho, das nossas próprias identidades, acredito que estas são questões que merecem clareza absoluta”, disse Johansson. “Aguardo com expectativa uma resolução sob a forma de transparência e a aprovação de legislação apropriada para ajudar a garantir que os direitos individuais sejam protegidos,” completa a atriz no comunicado.