Scarlett Johansson pede regulação de IA após imagem dela ser usada em vídeo falso
‘É uma questão bipartidária que afeta enormemente o futuro imediato da humanidade em geral’, escreveu a atriz, que teve a imagem usada indevidamente
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)
A atriz Scarlett Johansson fez um apelo ao poder legislativo dos Estados Unidos para que o uso de Inteligência Artificial seja limitado no país. O pedido foi motivado por um vídeo que usa a imagem da atriz de maneira indevida no qual ela e outras celebridades judias se colocam contra Kanye West — que se tornou notícia na última semana pela disseminação de mensagens antissemitas.
No vídeo em questão, uma reprodução da atriz vestindo uma camiseta branca estende o dedo médio. Há ainda uma Estrela de Davi desenhada na mão e o nome do rapper vem escrito abaixo. Drake, Jerry Seinfeld, Steven Spielberg, Mark Zuckerberg, Jack Black, Mila Kunis, Lenny Kravitz e Adam Sandler também são retratados no vídeo, que tema canção folclórica judaica “Hava Nagila” como trilha sonora e termina com a mensagem “Junte-se à luta contra o antissemitismo”.
Em uma declaração enviada à revista People, Johansson afirmou que o “uso indevido da IA, não importa qual seja sua mensagem”. Ela completou: : “Famílias e amigos me trouxeram à atenção que um vídeo gerado por IA com minha imagem, em resposta a uma visão antissemita, está circulando online e ganhando força.”
Sou uma mulher judia que não tolera antissemitismo ou discurso de ódio de qualquer tipo. Mas também acredito firmemente que o potencial de discurso de ódio multiplicado pela IA é uma ameaça muito maior do que qualquer pessoa que assuma a responsabilidade por isso.
“Devemos denunciar o uso indevido da IA, não importa sua mensagem, ou corremos o risco de perder o controle da realidade,” completou a atriz.”Infelizmente, fui uma vítima pública da IA, mas a verdade é que a ameaça da IA afeta todos e cada um de nós.”
“Há uma onda de 1000 pés chegando em relação à IA, à qual vários países progressistas, sem incluir os Estados Unidos, responderam de forma responsável. É assustador que o governo dos EUA esteja paralisado quando se trata de aprovar uma legislação que proteja todos os seus cidadãos contra os perigos iminentes da IA,” disse.
Ela finaliza: “Peço ao governo dos EUA que faça da aprovação de uma legislação que limite o uso da IA uma prioridade máxima; é uma questão bipartidária que afeta enormemente o futuro imediato da humanidade em geral.”
Caso recorrente
Essa não é a primeira vez que a atriz é vítima de uso não autorizado de Inteligência artificial. Em novembro de 2023, OpenA.I., criadora do ChatGPT, lançou um sistema chamado Sky, que possuía uma voz “assustadoramente parecida” com a de Johansson.
A atriz ameaçou entrar com uma ação legal contra uma empresa e declarou ter ficado “irritada” e “chocada” ao tomar conhecimento do caso. “Em um momento em que todos nós estamos lutando com deepfakes e a proteção de nossa própria imagem, nosso próprio trabalho, nossas próprias identidades, acredito que essas são questões que merecem clareza absoluta. Aguardo uma resolução na forma de transparência e a aprovação de legislação apropriada para ajudar a garantir que os direitos individuais sejam protegidos”, disse a atriz na época.
+++LEIA MAIS: Scarlett Johansson enfrenta novos dinossauros no trailer de Jurassic World 4
+++LEIA MAIS: Scarlett Johansson sobre conflito com IA: ‘Destaca o quão vulneráveis todos são’
+++LEIA MAIS: O dia em que Scarlett Johansson ‘quase chorou’ após vaias a Sob a Pele