Com Assassinos da Lua das Flores, o cineasta conquistou a 10ª indicação e é o diretor de cinema vivo mais indicado até hoje
Com o anúncio dos indicados ao Oscar nesta terça, 23, o veterano Martin Scorsese, de 81 anos, se tornou o cineasta vivo com o maior número de indicações para a estatueta de melhor diretor, são 10 no total, sendo a mais recente por Assassinos da Lua das Flores (2023).
O recorde, até então, era de outra lenda do cinema, Steven Spielberg, que tem nove indicações. Scorsese, no entanto, só levou o prêmio para casa uma vez, pelo longa-metragem Os Infiltrados (2006), enquanto Spielberg foi eleito o diretor do ano duas vezes, pelos clássicos A Lista de Schindler (1994) e O Resgate do Soldado Ryan (1998).
+++LEIA MAIS: Com 13 indicações, Oppenheimer domina indicados ao Oscar 2024
O diretor com o maior número de indicações ao Oscar na história foi William Wyler, falecido em 1981. O cineasta foi indicado ao prêmio 12 vezes, levando a estatueta três vezes. A primeira foi pelo filme de 1942, Rosa da Esperança. Os Melhores Anos de Nossas Vidas (1946) rendeu a segunda vitória. A terceira foi pelo clássico Ben-Hur, de 1959.
Depois de Scorsese, Spielberg e Wyler, Billy Wilder foi indicado na categoria oito vezes, seguido por Woody Allen, com sete indicações, assim como David Lean. Outros diretores conhecidos com múltiplas indicações nesta categoria são Frank Capra, com seis. John Ford e Alfred Hitchcock com cinco indicações cada. Francis Ford Coppola, Clint Eastwood e Stanley Kubrick foram indicados quatro vezes cada.
+++LEIA MAIS: Martin Scorsese planeja filme sobre Jesus com menos de três horas de duração