'O álbum inteiro é sobre minha mãe.' declarou o músico, filho do icônico cantor britânico e da artista japonesa
Artigo publicado em 28 de novembro de 2024 na Rolling Stone, para ler o original em inglês clique aqui.
Quando John Lennon lançou seu álbum Mind Games em 1973, ele foi recebido de forma morna por críticos e fãs. Mas com o relançamento de um novo box set do álbum por seu filho, Sean Ono Lennon, o filho do astro do rock está encorajando os ouvintes a terem uma nova perspectiva sobre a música, especialmente em relação às mensagens sobre sua mãe e esposa de Lennon, Yoko Ono.
Lennon gravou Mind Games logo antes de seu famoso e amplamente discutido "fim de semana perdido", durante o qual ele se separou de Yoko Ono por 18 meses, mudou-se para Los Angeles e iniciou um relacionamento com a assistente deles, May Pang. O momento em que Lennon gravou o álbum levou fãs e ouvintes a interpretá-lo como um álbum de rompimento, mas Sean Ono Lennon disse à revista People que ele discorda totalmente. Ele não só destacou a imagem da capa do álbum, que mostra Yoko Ono como "esta montanha gigante à distância" e exibe John Lennon como "este pequeno homem diminuto desaparecendo no nada", mas Sean também enfatizou o impacto de Yoko na música e na vida geral de seu falecido pai.
"Toda a vida e arte dele foram influenciadas por seu relacionamento com minha mãe," Sean disse ao veículo de comunicação. "O álbum inteiro é sobre minha mãe."
Sean continuou a explicar que o álbum é repleto de "principalmente canções de amor sobre [Yoko Ono]."
"Meu pai declarou ao mundo que John e Yoko eram uma só palavra. Acho que ele sempre teve seu coração voltado para ela," disse ele. "Ele estava tão apaixonado por ela. Eles tiveram um amor lendário e acho que este álbum está imbuído desse amor. Você pode ouvi-lo."
No início deste mês, um Tribunal Federal Suíço decidiu que um relógio Patek Philippe perdido há muito tempo, presenteado a John por Yoko em seu 40º aniversário, pertencia de direito à viúva de John. No mês seguinte, em novembro de 1980, Lennon lançou Double Fantasy, que apresentava seu icônico beijo na capa e incluía quatro canções notáveis dedicadas a Ono. Este seria o último álbum do casal antes de sua morte.