Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Senado absolve Donald Trump em processo de impeachment

O presidente dos EUA respondia por acusações de obstrução de justiça e abuso de poder

Redação Publicado em 05/02/2020, às 19h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Donald Trump, presidente dos EUA (Foto: Mark Seliger)
Donald Trump, presidente dos EUA (Foto: Mark Seliger)

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, foi absolvido pelo Senado nesta quarta, 5, do processo de impeachment, de acordo com a Veja. 

O pedido de impeachment de Trump tinha como base duas acusações: abuso de poder e obstrução do Congresso. Pelo primeiro, foi absolvido com 52 votos contra a condenação e 48 a favor; pelo segundo, 53 contra e 47 a favor.

+++ LEIA MAIS: Regina Duarte publica foto com artistas para celebrar cargo no governo - e vários pedem para ela apagar: 'Nunca compactuei com Bolsonaro'

A absolvição, porém, não é surpresa. Trump tem como aliados os republicanos, maioria no Senado norte-americano; durante o processo, o partido deixou claro que não votaria contra o presidente. 

Exceção à regra foi Mitt Romney; votou a favor da condenação sob a acusação de abuso de poder. O senador republicano, por votar contra o partido, despertou a ira dos colegas e do filho de Donald Trump, que o acusou de ser ”oficialmente um membro da resistência.”

+++ LEIA MAIS: Regina Duarte quer demitir presidente da Funarte que ligou rock a aborto e satanismo

Trump foi o terceiro presidente norte-americano a ser absolvido no Senado (antes dessa etapa, todos passaram em votação pela Câmara dos Deputados). Antes dele, foram Andrew Johnson (em 1868) acusado de violar uma lei que impedia o presidente de remover funcionários do governo de funções. Foi absolvido por um voto.

Em 1999, Bill Clinton envolveu-se em processos de obstrução de justiça e perjúrio na investigação de escândalo sexual no gabinete.

+++ LEIA MAIS: Banda russa Pussy Riot provoca Bolsonaro em pôster de festival Verão Sem Censura, em SP 

Donald Trump foi acusado por obstrução do Congresso e abuso de poder por supostamente ter pressionado a Ucrânia a investigar Joe Biden e Hunter, filho dele, para obter vantagem nas eleições presidenciais de 2020. 

 +++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL