Fumio Demura virou grande amigo de Pat Morita, intérprete de Miyagi, durante as filmagens
De todos os filmes (e derivados) sobre Karatê Kid, o Senhor Miyagi é um dos melhores personagens. Isso se deu muito graças ao roteiro, mas, principalmente, também ao ator Noriyuki "Pat" Morita. No entanto, muita gente não sabe que o personagem foi inspirado em uma pessoa da vida real, responsável por treinar Bruce Lee e ainda fez uma participação no longa original. A informação é do Looper.
Fumio Demura, atualmente com 82 anos, é um mestre japonês de karatê e kobudo e foi dublê de Morita no primeiro, terceiro e quarto filme de Karatê Kid. Ele é uma presença bem conhecida no cenário das artes marciais de Los Angeles, onde treinou Bruce Lee. Além disso, Demura ajudou Pat Morita a se preparar para a produção e os dois viraram grandes amigos.
A amizade deles e outros acontecimentos são temas de The Real Miyagi, documentário responsável por explorar a vida de Fumio Demura. Inclusive, o próprio dublê conta novas histórias e como foram as contribuições dele para Karatê Kid.
Algo interessante do documentário mostrar não é apenas o fato de Demura ter atuado como dublê de Morita no filme original, mas sim que ele teve até uma participação especial bastante rápida, do tipo "pisque e você perderá", durante a memorável sequência da festa de Halloween do filme, quando Daniel Larusso é perseguido por Johnny Lawrence e os amigos dele.
Sem dar muitos spoilers, Daniel não vai muito bem na fuga e é encurralado. Depois de levar uma surra séria, o personagem é salvo quando um homem misterioso entra na briga e começa a derrotar Johnny os amigos com a maior facilidade. Para a surpresa da maioria dos espectadores, aquele homem misterioso era o Senhor Miyagi.
+++LEIA MAIS: E agora? Jim Carrey pode interpretar Coringa mais velho, diz novo rumor
Graças ao The Real Miyagi, sabemos que a primeira tomada que vemos do sensei na cena (quando ele pula para a ação por cima de uma cerca de arame) não é nem um pouco Pat Morita, mas sim Fumio Demura. A produção ainda revela sobre o dublê quase ter tido mais tempo de tela em Karatê Kid.
Antes de Morita ser considerado como Miyagi, o papel foi oferecido para Demura. Segundo o The Daily Beast, o dublê acreditava que as habilidades dele em inglês não eram boas o suficiente para fazer um bom trabalho no papel, e ele acabou por recusar a oportunidade.
+++ MANU GAVASSI: 'SE A MÚSICA SÓ FOR UMA FÓRMULA, É VAZIA E NÃO EMOCIONA' | ENTREVISTA ROLLING STONE