Segundo James Cameron, a complexidade da produção da trilogia é o principal responsável pelo atraso
O diretor norte-americano James Cameron (Titanic, O Exterminador do Futuro) disse, recentemente, que escrever uma sequência para Avatar é algo complexo. O cineasta ainda afirmou que esse é o principal motivo do adiamento da estreia do próximo filme. Anunciada para o ano que vem, a continuação de Avatar deve ser lançada apenas em 25 de dezembro de 2017, segundo o The Hollywood Reporter.
Durante evento na Nova Zelândia, que contava com a participação de diretores como Peter Jackson, Cameron afirmou que a data inicial era muito ambiciosa para o tamanho do projeto. O cineasta lidera uma equipe de roteiristas que está escrevendo os três filmes ao mesmo tempo.
“Nós não vamos fazer um de cada vez. Queremos finalizar o roteiro de uma vez só”, disse o diretor. “E, em paralelo, estamos fazendo todo o design. Nós desenhamos todas as criaturas e os ambientes.”
"Avatar mudou tudo", diz Louis Leterrier.
O primeiro filme da saga foi lançado em 2009. Além de conquistar três prêmios Oscar, Avatar se tornou o filme que mais arrecadou em bilheteria na história do cinema, acumulando um total de US$ 2,8 bilhões.