Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Série de Watchmen corrige erro no plano de Ozymandias na HQ de Alan Moore - e faz todo o sentido [SPOILERS]

A série da HBO adapta vários aspectos e conserta furos da HQ original

Redação Publicado em 13/12/2019, às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jeremy Irons em Watchmen  (foto: Reprodução HBO)
Jeremy Irons em Watchmen (foto: Reprodução HBO)

O episódio 8 de Watchmen da HBO conectou novamente o grande plano de Adrian Veidt (Jeremy Irons), o Ozymandias, com a história da série. A nova alteração adiciona uma nova camada de genialidade ao estratagema do personagem conhecido como o homem mais inteligente do mundo.

Vale lembrar que a análise a seguir contém spoilers de Watchmen, principalmente do episódio 8.

+++LEIA MAIS: Trent Reznor divulga cover de música clássica de David Bowie para trilha de Watchmen; ouça

Para recapitular, o plano de Ozymandias na graphic novel era usar os conhecimentos em genética mais a tecnologia para teletransporte e forjar uma invasão alienígena em Nova York, com uma lula gigante e com poderes psíquicos que matou 3 milhões de inocentes. 

O medo criado pelo ataque iria então diminuir a tensão de guerra nuclear entre Estados Unidos e União Soviética e a humanidade, agora unida contra os “aliens”, caminharia para uma nova era de paz mundial e utopia. Ufa, a ideia original era mais ou menos essa.

+++ LEIA MAIS: Watchmen apresenta o herói mais bizarro da televisão: o Homem-Lubrificante 

Como Veidt sabia que o Dr. Manhattan tentaria impedir o plano dele, ele inventou uma armadilha com o gerador de campo intrínseco, a mesma máquina que criou o super-herói, para desintegrá-lo. O plano para matar o semideus obviamente não funciona, mas Veidt consegue convencer ele a manter a farsa do ataque alienígena.

Porém, o que a série mostra é que tentar matar o Dr. Manhattan era o Plano B de Ozymandias. O Plano A era transformar ele em um homem normal.

+++LEIA MAIS: Watchmen, Euphoria e mais: 8 séries da HBO melhores que o final de Game of Thrones

Anos depois do final da HQ, mas antes dos eventos do seriado, o Dr. Manhattan visita a fortaleza de Ozymandias no ártico e então o homem mais inteligente do mundo mostra a ele um dispositivo com o mesmo formato da logo do átomo de hidrogênio que jaz na testa do semideus, e diz que aquele aparato é capaz de fritar o cérebro do Dr. Manhattan, e fazer ele perder as memórias.

Sem lembranças de quem é e do que consegue fazer, o  Dr. Manhattan vive com um civil por 10 anos, CalAbar (Yahya Abdul-MateenII) e foi casado com Angela Abar(Regina King).

+++LEIA MAIS: Alan Moore, criador de Watchmen, fala sobre o impacto dos super-heróis na cultura popular: "ainda são sonhos de supremacia branca"

O plano de Ozymandias não era matar um deus, e sim transformá-lo em um homem comum, e foi isso que aconteceu no final, por pedido do próprio  Dr. Manhattan.