Plataforma de Jay Z não oferece acesso gratuito e tem como bandeira remunerar artistas de maneira justa
O serviço de streaming criado por Jay Z e apoiado por uma série de artistas – entre eles Beyoncé, Jack White, Kanye West, Rihanna e Arcade Fire – Tidal chega ao Brasil nesta terça-feira, 29. A plataforma aposta em uma opção de streaming de alta qualidade e sem anúncios para se diferenciar no mercado.
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O Tidal rivaliza agora com outros serviços, como o Spotify, Deezer, Apple Music, Rdio, Napster, Google Play Music, entre outros, já estabelecidos no país. Assim como os concorrentes, a plataforma de Jay Z oferece uma opção convencional, a R$ 14,90 mensais, além do modo “HIFI” – com áudio sem compressão, de qualidade equivalente à de “um CD ou vinil”, segundo comunicado –, por R$ 29,80.
Com um catálogo de 35 milhões de músicas e cerca de 85 mil vídeos em HD (quantidade análoga as dos concorrentes), o Tidal tem como bandeira não apresentar uma versão gratuita, o que, segundo alegam os criadores e apoiadores, é uma das maneiras de remunerar de maneira mais adequada os artistas. Na chegada ao Brasil, entretanto, a plataforma oferece um mês de uso gratuito para testes.
Outra maneira de o Tidal “proteger” o artista é com a opção de o músico independente carregar suas obras ter que dividir os direitos com gravadoras ou selos. Há ainda o Tidal Discovery – que apresenta novos talentos – e o Tidal X – com transmissão ao vivo de shows ao vivo –, além da criação de playlists personalizadas e com curadoria especializada.
Nos Smartfones, o Tidal está disponível para iOS e Android (ainda não há opção para Windows mobile, por exemplo) e, na internet, para PC e Mac.