Em 1977, os Sex Pistols bateram de frente com a família real e ainda assim, a música chegou em segundo lugar nas paradas musicais
"God Save the Queen" do Sex Pistols foi censurada pela Rainha Isabel II em 1977. A faixa comparava a monarquia inglesa a um regime fascista, e apesar de ter sido banida da rádio e televisão BBC, a música alcançou o segundo lugar nas paradas musicais.
Com os versos "Deus salve a rainha / Ela não é um ser humano / Não há futuro nos sonhos da Inglaterra" a música enfureceu a família real, que na época exigiu que todas as cópias fossem destruídas. A faixa foi lançada poucos dias antes do Jubileu de Prata - comemorações dos 25 anos da ascensão ao trono da Rainha.
+++LEIA MAIS: Queen, Diana Ross e Elton John fazem show especial para Rainha Elizabeth; entenda
Em apenas cinco dias foram vendidas 150 mil cópias e apesar da censura, a indústria discográfica do Reino Unido considera que "God Save the Queen" foi o segundo single mais vendido na semana em que foi lançado.
Na música, a banda revelou que o objetivo da canção era dar voz a classe operaria britânica e aos problemas econômicos na época. Os Sex Pistols tinham sido proibidos de tocar em solo britânico, mas em junho daquele ano a solução para o grupo foi tocar em um barco, coincidentemente batizado de Rainha Isabel II, no rio Tamisa, próximo da Abadia de Westminster.
A música foi relançada pela Virgin Records e A&M Records em maio de 2022 em celebração ao Jubileu de Prata da Rainha da rainha Elizabeth II.
+++LEIA MAIS: Sex Pistols lança reedição de 'God Save The Queen' para Jubileu da Rainha Elizabeth II
Elizabeth II, rainha do Reino Unido e de outros catorze Estados, morreu nesta quinta, 8, ao 96 anos, segundo anúncio da família real britânica nas redes sociais. Sucessora e filha de George VI, vale lembrar que ela foi a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor.
"A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã," afirmou a Casa Real britânica. Dona do reinado mais longo da história do Reino Unido, Elizabeth Alexandra Mary estava na residência de férias: Castelo de Balmoral, localizado na Escócia, segundo informações do G1.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W