Sharon Osbourne está cogitando concorrer à prefeitura de Birmingham
A viúva do astro do heavy metal, Ozzy Osbourne, já havia demonstrado interesse em se envolver na política devido a um candidato polêmico
Gabriela Nangino (@gabinangino)
A viúva do ex-vocalista do Black Sabbath, Sharon Osbourne, mantém uma vida movimentada, atuando como empresária, produtora musical e apresentadora de TV. Apesar disso, parece que Sharon ainda tem tempo livre em sua agenda: em entrevista à Billboard, ela revelou que está “pensando seriamente em se candidatar a prefeita [Lord Mayor] de Birmingham” (via NME).
Durante passagem pelo tapete vermelho do Grammy 2026 no último domingo, 1º de fevereiro, Sharon foi informada pela apresentadora Leila Cobo que estava recebendo elogios por sua desenvoltura na fala e por sua postura nos eventos recentes. A viúva de Ozzy agradeceu e comentou que talvez essa habilidade lhe seja útil em breve, pois ela está considerando concorrer ao cargo municipal.
Devido à curta duração da conversa, Sharon não teve tempo para explicar seus planos — mas esta não foi a primeira vez que ela demonstrou interesse em se dedicar à política.
O interesse de Sharon pela política
De acordo com a GB News, Sharon teria insinuado que iria se candidatar às eleições locais após descobrir que o muçulmano Shahid Butt, condenado por terrorismo em 1999, estaria concorrendo a uma vaga no Conselho Municipal de Birmingham.
“Isso não tem nada a ver com racismo. Acho que vou me mudar para Birmingham e me candidatar a uma vaga no conselho. Estou falando sério”, escreveu Sharon nas redes sociais. O comentário recebeu vários apoiadores, que criticavam a elegibilidade de Butt.
Em 1999, Butt foi condenado a cinco anos de prisão por conspiração terrorista no Iêmen, acusado de planejar atentados no Consulado Britânico da cidade de Áden, em uma igreja anglicana e em um hotel de propriedade suíça. Agora, ele concorre à vaga no distrito de Sparkhill como candidato da Aliança de Candidatos Independentes, defendendo uma agenda pró-Gaza.
O candidato, porém, nega todas as acusações e afirma ter sido “injustamente condenado”. Segundo ele, sua confissão teria sido obtida mediante tortura e provas forjadas.
O cargo da prefeitura de Birmingham
Diferentemente de como ocorre no Brasil, o prefeito (ou Lord Mayor) de Birmingham tem mandato de apenas um ano, e não têm poderes políticos nem executivos, atuando como presidente do Conselho. Atualmente, o posto é ocupado por Zafar Iqbal, que tomou posse em 20 de maio de 2025 e também esteve presente durante o cortejo fúnebre público que ocorreu nas ruas da cidade após a morte de Ozzy.
Ozzy Osbourne é considerado por muitos o músico mais importante da história de Birmingham, e até mesmo uma petição para renomear o Aeroporto Internacional de Birmingham (BHX) para “Ozzy Osbourne International” ganhou força após sua morte, em julho de 2025.
Em dezembro, quando comemoraria seu 77º aniversário, o falecido astro do heavy metal foi agraciado com o Prêmio do Prefeito de Birmingham. “Um filho icônico e que deixará muita saudade em Birmingham, a cidade que ele tanto amava. Ozzy para sempre”, escreveu Iqbal.
Apesar das declarações, ainda não se sabe o quão encaminhado está o processo de Sharon para se envolver na política.
+++ LEIA MAIS: As duas novas homenagens ao vivo planejadas a Ozzy Osbourne por Sharon