Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Shawn Mendes mergulha no álbum mais pop da carreira e sampleia funk brasileiro [REVIEW]

Melodia do funk "Parado no Bailão" pode ser ouvida na canção "Higher"

Itaici Brunetti Publicado em 04/12/2020, às 09h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Shawn Mendes mergulha no álbum mais pop da carreira e sampleia funk brasileiro [REVIEW]

A passagem de Shawn Mendes pelo Brasil em 2019 foi, provavelmente, impactante para o cantor. Além do canadense ter cancelado uma de suas apresentações em São Paulo por motivo de saúde, e que serviu de pilar para o documentário "In Wonder", da Netflix, parece que um ritmo nosso não saiu de sua cabeça, o do hit "Parado no Bailão", de MC L Da Vinte e MC Gury.  

Aos primeiros segundos da música "Higher", a terceira faixa do novo álbum, "Wonder", lançado nesta sexta-feira (4), a melodia de "Parado no Bailão" vem imediatamente à cabeça, pois se ouve ao fundo um sampler do funk brasileiro que dá ritmo à canção. Seria uma homenagem de Mendes ao Brasil? 

+++LEIA MAIS: Shawn Mendes: In Wonder mostra cenas do cantor frustrado após cancelamento do show em SP

Os fãs imediatamente perceberam a "coincidência" e colocaram o nome do cantor no trending do Twitter. "Nunca imaginei ouvir 'Parado no Bailão' em uma música do Shawn Mendes", escreveu uma internauta, enquanto outro tuitou: "Mostrei 'Higher' para a minha mãe e ela começou a cantar 'Parado no Bailão'".

Teve também quem não gostou e disse: "O gringo achou que ninguém ia perceber que ele copiou 'Parado no Bailão' descaradamente. Não conte comigo para nada". 

Ouça abaixo as duas músicas e compare:


O álbum

Com 14 faixas, "Wonder" aponta uma direção que já estava sendo traçada pelo cantor de 22 anos: se tornar cada vez mais pop, dançante, envolvente e ficar lado a lado às maiores estrelas de sua geração, como Justin Bieber e Ed Sheeran. No álbum anterior, "Shawn Mendes", de 2018, esse movimento já era perceptível e agora ficou escancarado - da melhor maneira possível. 

As primeiras músicas divulgadas, "Intro" e "Wonder", mostravam um caminho mais melancólico do canadense, com pianos em primeiro plano e orquestrações ao fundo, mas é em "Higher", "Teach Me How To Love" e "Call My Friends" que o cantor se solta e mostra a sua ambição de dominar as rádios e os serviços de streaming, coisa que, convenhamos, não é um grande obstáculo para ele. 

+++LEIA MAIS: Shawn Mendes se arrisca no português e protesta contra mudanças climáticas em São Paulo

Outro fator que o aproxima cada vez mais do pop é o flerte com as batidas eletrônicas e os sintetizadores que têm se tornado frequentes em seus álbuns. "Piece Of You" , "Dream" e "Monster", que já tinha sido divulgada como single e conta com participação de Bieber, são ótimos exemplos dessa aproximação sonora. 

As baladas cantadas cheias de emoção, que é uma das marcas registradas do cantor, também estão presentes no trabalho. Os destaques vão para "24 Hours", "Song For No One", e "Always Been You".

Em "Wonder", Shawn Mendes abraça definitivamente o pop, mas sem deixar de ser ele mesmo. 

+++ TICO SANTA CRUZ: 'A GENTE QUERIA PROVOCAR OS CONSERVADORES' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL