Shelley Berman, famoso comediante e ator de Curb Your Enthusiasm, morre aos 92 anos

Primeiro comediante a ganhar um Grammy, ele teve papéis em produções como Friends e viveu o pai de Larry David na série da HBO

ROLLING STONE EUA

Shelley Berman, ator e comediante norte-americano, em imagem de Curb Your Enthusiasm
Shelley Berman, ator e comediante norte-americano, em imagem de <i>Curb Your Enthusiasm</i> - Reprodução

Shelley Berman, conhecido comediante de stand-up nos anos 1950 e 1960 e que atuou com frequência nos anos 1980, morreu nesta sexta, 1º, na casa dele, em Bell Canyon, no estado norte-americano da Califórnia. Ele tinha 92 anos de idade.

O site oficial do comediante citou complicações relacionadas a um mal de Alzheimer como causa da morte. Em uma postagem separada, na página oficial de Berman no Facebook, um amigo do comediante: “Ele se foi pacificamente, enquanto dormia, sem dor, segundo puderam informar os funcionários do hospital.”

Nascido em Chicago, Berman viveu uma época de stand-up e ficou conhecido por se sentar enquanto fazia os números, frequentemente incluindo o notável estilo “conversa ao telefone”, que ele os companheiros comediantes de Chicago, como Bob Newhart, aperfeiçoaram. Durante a carreira, Berman também trabalhou com o duo de comediantes que viraram cineastas, Mike Nichols e Elaine May, assim como Jerry Stiller e Anne Meara.

Berman foi o primeiro comediante a ganhar um Grammy, tendo levado a categoria inaugural Melhor Performance de Comédia, em 1959, pelo primeiro álbum de comédia dele, Inside Shelley Berman. O LP também foi o primeiro de comédia a vender mais de meio milhão de cópias, tendo chegado inclusive ao segundo lugar da parada norte-americana de discos.

Além do trabalho na comédia, Berman teve papéis memoráveis tanto na televisão quanto no cinema: ele interpretou Archibald Beechcroft no episódio “The Mind and the Matter” de The Twilight Zone e, mais famosamente, deu vida a Nat, pai de Larry David, em Curb Your Enthusiasm, um papel que rendeu a Berman uma indicação ao Emmy.

Berman também teve papéis recorrentes em séries como Friends, L.A. Law e Boston Legal e apareceu em filmes como Vassalos da Ambição, Entrando Numa Fria Maior Ainda e O Amor Não Tira Férias.

TAGS: 92 anos, Alzheimer, amor não tira férias, anne meara, ator, bob, Chicago, cinema, comediante, Curb Your Enthusiasm, entretenimento, Friends, jerry stiller, larry david, morre, nat, pai, Shelley Berman, telefone, the mind and the matter, the twilight zone