Episódio 12, da 16º temporada de Os Simpsons, foi retirado do serviço de streaming Disney+ de Hong Kong, no sudeste da China
O episódio número 12, da 16º sexta temporada de Os Simpsons, foi removido da plataforma de streaming Disney + em Hong Kong, no sudeste da China. O episódio mostra a família americana visitando a Praça Tiananmen (Paz Celestial) em Pequim, local onde as manifestações pró-democracia foram reprimidas com violência em 1989.
A ausência do episódio da 16ª temporada no serviço de streaming Disney+, que chegou a Hong Kong em novembro, foi percebido rapidamente pelos fãs de Os Simpsons.
+++ LEIA MAIS: Simpsons: Smithers encontra o amor em episódio LGBTQ+
O episódio dedicado à China foi ao ar pela primeira vez em 2005. Na trama, a família de Homer Simpson viaja ao país para tentar adotar uma criança. Ao visitarem a Praça Tiananmen, encontram uma faixa escrita: "Neste lugar, em 1989, não aconteceu nada," uma ironia à forma como Pequim tentou apagar o ocorrido da memória das pessoas.
De acordo com o site Estadão, a retirada do episódio provoca o temor de que a censura se torne regra no centro financeiro, como acontece na China continental.
O site também informa que a agência AFP entrou em contato com a Disney+ de Hong Kong. A empresa confirmou a exclusão do episódio, no entanto, não explicou o motivo, não deixando claro se foi o próprio serviço de streaming local que retirou da programação ou se foi as autoridades que ordenaram fazer isso.
As informações são na NME e do Estadão.