Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Site “Prophets of Rage” não trata de reunião do Rage Against the Machine; entenda

Misteriosa contagem regressiva se refere a projeto que "envolve integrantes da banda" e será revelado em breve

Rolling Stone EUA/Redação Publicado em 19/05/2016, às 12h44 - Atualizado às 12h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tom Morello durante show do Rage Against the Machine no festival norte-americano Coachella de 2007 - Branimir Kvartuc/AP
Tom Morello durante show do Rage Against the Machine no festival norte-americano Coachella de 2007 - Branimir Kvartuc/AP

Em um tuíte na última terça, 17, o Rage Against the Machine direcionou os fãs ao website ProphetsOfRage.com, que contém uma contagem regressiva que se encerra em 1º de junho. O público até fez uma ligação da mensagem do site com alguns pôsteres espalhados por Los Angeles.

A página virtual ainda exibe a hashtag “#TakeThePowerBack”, nome de uma música do Rage Against the Machine e, para quem se inscreveu com o e-mail, as frases “Clear the way for the prophets of rage” (“Abra caminho para os profetas da fúria”) e “The Party’s Over Summer 2016” (“A festa acabou verão 2016”, em tradução livre).

O site gerou tanto reboliço que quase saiu do ar, despertando o interesse de nomes como Nikki Sixx e Questlove, entre outros. O site Cleveland.com chegou a publicar que o Prophets of Rage tratava de um show de reunião do Rage Against the Machine em um evento de oposição ao candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump.

LEIA TAMBÉM

[Galeria] As 15 separações mais conturbadas do rock

[Arquivo] Lembre como foi o show do Rage Against the Machine no SWU 2010

Uma fonte próxima à banda, contudo, diz à Rolling Stone EUA que, pelo menos até então, os fãs estão errados. “Estão não é especificamente uma reunião do Rage Against the Machine”, diz a fonte. “Há muito mais relacionado a isso. Há mais partes envolvidas, muitas notícias animadoras a serem reveladas.”

O projeto irá incluir “alguns integrantes do Rage Against the Machine” e algumas apresentações ao vivo. “Se vai ser um ou cinco shows, eu não sei”, afirma a fonte. “Há mais anúncios a serem feitos.”

Uma das frases (“Clear the way for the prophets of rage”) vindas do misterioso site faz referência a um verso da música “Prophets of Rage”, lançada pelo Public Enemy em 1988, no álbum It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back. Além disso, o rapper Chuck D, do Public Enemy, foi ao Twitter e publicou um vídeo ao vivo do Rage Against the Machine tocando “Bulls On Parade”, em Londres, em 2010.

O site norte-americano Pitchfork especula que o Prophets of Rage se trata de um supergrupo formado por três membros do Rage Against the Machine – o guitarrista Tom Morello, o baixista Tim Commerford e o baterista Brad Wilk – e os rappers B-Real, do Cypress Hill, e Chuck D. Eles supostamente farão shows tocando músicas dos três grupos de origem dos integrantes.

O último show do Rage Against the Machine aconteceu há quase cinco anos, no festival organizado pela banda L.A. Rising, no Los Angeles Memorial Coliseum, nos Estados Unidos. Entre 2001 e 2007, os integrantes do grupo (com exceção do vocalista, Zack de la Rocha) se juntaram a Chris Cornell, do Soundgarden, formando o Audioslave, gravando três discos.

Após a reunião, em 2007, o Rage Against the Machine ainda tocou no festival brasileiro SWU, em 2010, em um show marcado pelas interrupções devido à grande movimentação do público (lembre como foi).