Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Snoopy passou 25 dias ao redor da Lua; entenda

Pelúcia de Snoopy voltou à Terra após ir até a Lua na missão Artemis pela NASA

Redação Publicado em 23/01/2023, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto: Nasa/Isaac Watson
Foto: Nasa/Isaac Watson

O Snoopy, personagem do desenho animado do Charlie Brown, foi até a Lua. A pelúcia do personagem criado pelo cartunista Charles Shulz, esteve a bordo da missão Artemis 1 na cápsula Orion e pousou no Oceano Pacífico no dia 11 de dezembro.

A presença do personagem na missão espacial não foi à toa. Snoopy era o Indicador visual de Gravidade Zero (IGZ) da cápsula. Se a pelúcia estivesse flutuando, significava que a Orion estava fora da força gravitacional da Terra. 

+++LEIA MAIS: Neil Patrick Harris se desculpa por piada com morte de Amy Winehouse após foto reaparecer

Ter um IGZ é uma tradição das missões espaciais, desde 1961, quando o russo Yuri Gagarin se tornou o primeiro humano a entrar no espaço — ele levou uma pequena boneca. Depois, já vimos os mais variados bichinhos de pelúcia dentro das naves e da Estação Espacial Internacional (ISS).

Snoopy estava trajado com sua roupa espacial e preso a uma coleira para não se perder no interior da cápsula. Apesar de a missão não ter passageiros humanos, ele não estava sozinho. Ao seu lado, havia mais um objeto curioso: o "astronauta" Comandante Moonikin Campos — um trocadilho com as palavras "moon" (lua, em inglês) e manequim, e uma homenagem a Arturo Campos, engenheiro da Nasa falecido em 2001 (via Uol Tilt).

Equipado com sensores, o boneco registrou o que pode acontecer com os tripulantes das futuras missões à Lua, e testou um novo traje espacial.

+++LEIA MAIS: Como Amy Winehouse, Jimi Hendrix, Elvis Presley e mais estariam hoje em dia?

Snoopy como funcionário da Nasa

Não é a primeira vez que Snoopy faz viagens espaciais. Entre as décadas de 1960 e 1970, a mascote foi escolhido como símbolo da segurança das viagens bem sucedidas da Nasa. Os módulos lunares e de comando da Apollo 10, de 1969, foram batizados, respectivamente, de Snoopy e Charlie Brown.

Por mais de 50 anos, Snoopy colaborou com a empolgação das pessoas acerca das missões espaciais da Nasa", declarou a agência (via Uol Tilt).

O cãozinho é também estrela de vídeos e materiais educativos, incluindo uma pequena cartilha em português, que professores podem imprimir para aulas, e o seriado Snoopy no Espaço, disponível na Apple TV+.