Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

"A sociedade só gosta de artistas mortos", afirmou John Lennon em carta escrita à mão de 1971

O ex-Beatle defendia Yoko Ono, esposa, das acusações de um jornal

Redação Publicado em 23/05/2020, às 16h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon e Yoko Ono (Foto: AP)
John Lennon e Yoko Ono (Foto: AP)

Uma das muitas manias de John Lennon era escrever cartas, de vez em quando bem mal educadas, pra quem o incomodasse. Foi o caso de um jornalista anônimo, representante do The Post-Standard, que duvidou da capacidade de Yoko Ono de comandar uma exposição - e, quase 50 anos depois, a bronca ainda ecoa.

Na edição de 27 de setembro de 1971, o veículo publicou uma crítica da exposição de arte de Yoko Ono, realizada no Everson Museum of Art in Syracuse, New York e programada para estrear no dia seguinte. Desde o título, o jornalista mostrou desagrado: “Arte ou enrolação?” (em inglês, “Art or Hokum”).

+++ LEIA MAIS: Qual foi o clássico dos Beatles escrito por John Lennon depois que ele ‘parou de tentar pensar’?

“Imaginamos se o museu apresenta a primeira ‘exposição de um homem só’ porque é ótima arte, ou a exibição só quer levar ao Everson um homem que uma vez descreveu seu ex-grupo como ‘mais popular que Cristo,” dizia o artigo. “Se for o último caso, o Everson vai realmente ver seu público crescer, mas a custo de uma tremenda perda de gosto e respeito do mundo da arte.”

Alguns dias depois, em 7 de outubro, o mesmo jornal publicou a resposta deJohn Lennon. A carta, escrita em papel de carta do hotel Syracuse, defendia Yoko Ono - e criticava o posicionamento antiquado do jornalista. Leia a tradução na íntegra:

+++ LEIA MAIS: As 4 melhores músicas dos Beatles - sem o John Lennon

"Querido qualquer um que escreveu aquela Enrolação sobre ARTE,

Tinha esquecido de pessoas como você! Bom, bom - vocês ainda existem, claro, em outras cidadezinhas pelo mundo…

Fiquei pensando - o que no mundo a fala do marido de uma artista, de quatro ou cinco anos atrás, tem a ver com a corrente exposição ‘This is not here’ no Everson Museum, de Yoko Ono? - realizada por um homem que essa cidade devia se orgulhar - Jim Harithas - quer dizer, as pessoas discutiam fofocas da esposa de Picasso?

+++ LEIA MAIS: De Beatles a Elton John: todos queriam ser como Little Richard [ANÁLISE]

Também queria saber desde quando esse fantasma do Post-Standard representa o tal chamado mundo da arte? Yoko e eu somos bem próximos a alguns artistas, e podemos dizer que o ‘mundo da arte’ não está no século XIX, e algo que artistas dos últimos séculos tem feito é ser contra a fofoca maldosa e burguesa de ‘pessoas cinzas’ (ou Blue Meanies!).

A sociedade só gosta de artistas mortos. Tenho medo de eu e Yoko não consigamos coagir.

Com amor, de qualquer maneira,

+++ LEIA MAIS: Demitido, Dante Mantovani, que disse que ‘os Beatles foram invenção socialista para fazer garotas abortar’, volta a ser presidente da Funarte

John e Yoko

P.S.: Por que você não vem e olha pra arte - tenho certeza que o homem que você pensa que eu insultei daria o braço a torcer e viria

P.P.S.: Você esqueceu de mencionar o outro homem do grupo (George Harrison) que é altamente religioso - e discípulo de Cristo? Hare Krishna et al."

+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE