Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Spotify ainda não consegue lucrar, mesmo com 100 milhões de usuários pagantes

A empresa sueca registra crescimentos, mas ainda possui um longo caminho pela frente

Rolling Stone EUA Publicado em 29/04/2019, às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daniel Ek, CEO do Spotify (Foto:Toru Yamanaka/AFP/Getty Images)
Daniel Ek, CEO do Spotify (Foto:Toru Yamanaka/AFP/Getty Images)

Faz 11 anos que o Spotify foi lançado para o público. E nesse tempo, a empresa sueca acumulou, de acordo com um relatório divulgado nesta segunda, 29, 217 milhões de usuários ativos mensalmente.

+++ SOLTA O RIFF! Rolling Stone Brasil vai premiar o melhor riff do Instagram com prêmios exclusivos; participe!

Desse número, 100 milhões pagam pela versão Premium. O Apple Music, concorrente direto, tem metade.

Esses dados representam um alívio para investidores e executivos da indústria fonográfica que achavam que a plataforma não cresceria muito. Mas ainda assim, o aplicativo de música tem um longo caminho pela frente.

O crescimento, apesar de claro, ainda não se mostra suficiente para que o Spotify consiga de fato lucrar. As estatísticas indicam que, anualmente, há um crescimento de 32% no número de usuários que pagam pelo serviço, e isso demonstra que muita gente está disposta a pagar por música.

Um cenário promissor, mas ainda não ideal. Por causa do valor elevado que a empresa gasta em royalties para os detentores dos direitos das músicas, o serviço de streaming perdeu US$ 160 milhões no primeiro quarto de 2019. E, por mais assustador que seja esse número, é melhor do que foi esse mesmo período no ano passado, no qual perdeu US$ 190 milhões.

+++ Mano Brown, Parangolé e Arctic Monkeys: Rincon Sapiência escolhe os melhores de todos os tempos em 1 minuto