FERRAMENTA

Spotify lança “Listening Stats” para usuários conferirem dados diários

Nova função mostra quais músicas os usuários mais ouvem no mesmo dia

Kadu Soares (@soareskaa)

Spotify
Plataforma de streaming musical introduz ferramenta de acompanhamento diário e semanal de hábitos de escuta dos assinantes (Foto: Cheng Xin/Getty Images)

O Spotify anunciou o lançamento do “Listening Stats“, recurso que permite aos assinantes ver, a cada dia, quais faixas e artistas foram mais tocados em suas contas. A nova funcionalidade começa a estar disponível em mercados selecionados e promete expandir globalmente.

De acordo com o relatório de suporte da plataforma, os Listening Stats são um complemento à retrospectiva anual (não a substituem) e exibem dados como número de escutas, variações diárias e artistas mais recorrentes. A atualização vem em um momento de renovação das ferramentas de transparência para usuários e criadores.

O recurso surge como uma evolução da antiga “Máquina do Tempo”. A funcionalidade preenche uma lacuna para quem, até agora, utilizava serviços externos ou não aguentava a espera do Spotify Wrapped.

A nova funcionalidade do Spotify não se limita aos dados diários. Semanalmente, o “Listening Stats” apresentará um resumo detalhado, incluindo marcos, descobertas e momentos de fã, além dos artistas e faixas mais escutados no período.

Além disso, os usuários poderão compartilhar essas estatísticas facilmente com amigos através do Instagram, WhatsApp ou pelo novo recurso de mensagens dentro do próprio aplicativo do Spotify. Por fim, a ferramenta permitirá a criação de playlists personalizadas, baseadas tanto nos gostos já conhecidos quanto nas sugestões da plataforma.

+++LEIA MAIS: Processo contra o Spotify alega que “bilhões” de reproduções de Drake foram “fraudulentas”

+++LEIA MAIS: Spotify anuncia parceria com ChatGPT para recomendações musicais

Kadu Soares é formando em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, passa o dia consumindo música, esportes, filmes e séries. Possui um perfil no TikTok e um blog no Substack, onde faz reviews de projetos musicais.
TAGS: Spotify