PROCESSO

Stalker de Eminem é condenado após segunda invasão domiciliar

Matthew David Hughes, de 32 anos, foi anteriormente considerado culpado de invadir a casa do rapper e ameaçá-lo de assassinato em 2020

Jon Blistein

Eminem
Eminem - Foto: Kevork Djansezian/Getty Images

Matthew David Hughes, stalker de Eminem, foi considerado culpado por invasão de domicílio em primeiro grau e perseguição agravada, após invadir a casa do rapper nos arredores de Detroit pela segunda vez em 2024, segundo informações do The Detroit News.

Hughes, de 32 anos, foi condenado no início desta semana, após um julgamento rápido que começou na terça, 6, e terminou no dia seguinte. Eminem prestou depoimento durante o julgamento, assim como seu chefe de segurança, e o júri chegou ao veredito de culpado após cerca de 90 minutos de deliberação. A sentença de Hughes será anunciada em 17 de junho.

Hughes tem um histórico de perseguição a Eminem, que remonta a 2019, quando invadiu uma das antigas casas do rapper à sua procura. Ele acabou condenado por invasão e arrombamento e foi sentenciado a 90 dias de prisão.

No ano seguinte, Hughes conseguiu invadir a casa atual de Eminem, com o rapper alegando que acordou e encontrou Hughes em seu quarto, sendo ameaçado de morte por ele. Hughes se declarou culpado e foi sentenciado a cinco anos de liberdade condicional, mas uma violação relacionada a uma agressão não conectada ao caso o levou de volta à prisão. Ele foi libertado sob condicional em maio de 2024.

A promotora Seven Fox afirmou que, assim como no incidente de 2020, Eminem estava dormindo quando Hughes invadiu sua propriedade na manhã de um dia de agosto do ano passado. Desta vez, no entanto, Hughes não chegou até o quarto do rapper. Fox disse que Eminem passou a dormir em um cômodo trancado com cadeado, em uma área isolada da casa, devido aos incidentes anteriores com Hughes.

Marshall Mathers tomou medidas extraordinárias para proteger a si e sua família”, disse Fox. “Segurança 24 horas por dia, sete dias por semana. E cada vez que essa proteção precisou ser reforçada, foi apenas devido a uma pessoa: Matthew Hughes. O mundo vai se tornando menor. Ele vive numa ilha.”

Segundo as autoridades, a equipe de segurança de Eminem avistou Hughes próximo à casa do rapper por volta das 7h da manhã, em 26 de agosto de 2024. Hughes aparentemente entrou na propriedade por uma porta destrancada e fugiu com uma bicicleta roubada, provavelmente após perceber que havia sido visto. Ele foi preso alguns dias depois, quando um funcionário de Eminem o reconheceu enquanto fazia compras em um Walmart. A polícia acredita que Hughes estava em situação de rua na época e morava em uma área de mata próxima.

Hughes havia se declarado inocente das acusações. Seu defensor público afirmou que o caso era circunstancial, alegando que não havia provas diretas ligando Hughes à invasão, como ausência de DNA ou impressões digitais na porta que ele supostamente usou para entrar.

Um representante de Eminem não respondeu imediatamente ao pedido de comentário feito pela Rolling Stone.

+++LEIA MAIS: Neto recém-nascido de Eminem recebe nome em homenagem ao rapper

TAGS: casa, consenado, Eminem, invasão domiciliar, Matthew David Hughes, Perseguidor, stalker