Os co-roteiristas J.J. Abrams e Chris Terrio iniciaram a produção do zero, e resolveram não utilizar os scripts do diretor demitido
Em 2015, após o sucesso deJurassic World , Colin Trevorrow foi contratado para dirigir Star Wars: 9. No entanto, após dois anos de trabalho no projeto, Trevorrow foi demitido pela Lucasfilm. Na última segunda, 30, Chris Terrio falou ao The Wrap sobre a decisão dele e do diretor J.J. Abrams de não utilizarem os scripts originais ao assumirem a função de roteiristas.
+++LEIA MAIS: Star Wars, Coringa e Frozen 2: as 10 maiores bilheterias de 2019
Apesar dos créditos de A Ascensão Skywalker incluírem contribuições de Trevorrow e seu co-roteirista Derek Connolly, Terrio explicou que ele e Abrams começaram o processo do 9º longa Star Wars do zero, sem considerar o que o antigo diretor havia feito: "Nós dois somos um pouco supersticiosos em começar com material que pode nos levar a uma direção diferente daquela em que seguimos naturalmente.”
O roteirista continuou: “Portanto, não começamos com o script anterior, pode haver alguns elementos que usamos que estavam no script original e não estávamos cientes disso. [...] Não tivemos um relacionamento ruim com o material de Colin. Nós apenas não começamos com isso. Não é uma história interessante de intrigas nem nada".
A escolha é compreensível levando em conta o processo de demissão de Colin Trevorrow. Apesar de algumas semelhanças entre os dois projetos, por exemplo o arco da personagem Leia, os roteiros tiveram grandes diferenças, como o retorno do Imperador Palpatine.
+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'