O ano de 2022 trouxe ainda mais produções para o universo criado por George Lucas e, aqui, sugerimos uma ordem para assisti-las
Na última quarta-feira, 21, a Disney+ lançou os primeiros episódios da série Andor, que conta a história de Cassian Andor cinco anos antes dos eventos de Rogue One: Uma História Star Wars (2016). O vasto universo de Star Wars, então, teve outro trecho de sua história contado pela produção. Mas, afinal, qual seria a ordem correta de assistir aos filmes e séries da saga?
O mundo sci-fi criado por George Lucas nos anos 1970 vem ganhando cada vez mais adaptações — como a minissérie Obi-Wan Kenobi, que estreou em maio deste ano — e, para aqueles que desejam começar a saga agora, a ordem das produções pode parecer confusa.
+++ELIA MAIS: Mark Ruffalo compara Universo da Marvel com saga de Star Wars
Para muitos fãs, a saga deve ser vista conforme a cronologia de lançamento dos longas, mas há quem discorde — lembrando que a saga conta com três trilogias, além dos spin-offs. O próprio George Lucas, por exemplo, sugeriu uma ordem para as tramas em 2015.
"Comece com o primeiro", contou ele, de acordo com o The Independent. "É assim que se faz da maneira certa: I, II, III, IV, V e VI. É assim que eles devem ser feitos. Só porque demorou muito tempo para filmar, não significa que você não faça isso em ordem." Seguindo a ordem do diretor, pode-se supor que os próximos longas seriam VII, VIII e, finalmente, IX.
+++ELIA MAIS: Star Wars: Arma de Han Solo usada na trilogia original será leiloada
Diante dos filmes e séries lançados após os clássicos, então, o próprio site da Disney divulgou uma lista das produções, sugerindo uma ordem de maratona que leva em consideração "a ordem dos fatos dentro da trama". Confira a ordem cronológica (e atualizada) da saga: